Seminários da área sindical.

Navegação principal do site

Palestra sobre Reforma Trabalhista reúne entidades da Central no Sindec

por |
pessoas sentadas num auditório. Homem em pé falando no microfone.
Debate aconteceu no auditório do Sindec na última sexta-feira, 01.

Na última sexta-feira (1) a Central, em parceria com a Federação dos Comerciários – Fetracos/RS; e Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, promoveu a palestra "Desafios do Movimento Sindical com a Reforma Trabalhista". O tema foi ministrado pelo Diretor Técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio.

Os trabalhos foram coordenados pelo diretor da Central e do Sindec-POA, Valdir Lima, que também é coordenador regional do Dieese. Na abertura, a economista do Departamento, Daniela Sandi, fez uma breve apresentação sobre o cenário econômico e as perspectivas para negociações salariais no Estado.

Logo na sequência o palestrante iniciou sua explanação. Em sua fala, Clemente destacou que a partir de novembro a nova legislação entra em vigor e que as entidades sindicais precisam estar preparadas, pois será um desafio muito grande. "A negociação passa a ter outra lógica. Do ponto de vista sindical, retiraram o poder de o sindicato negociar. São mais de 300 alterações na CLT e a Justiça do Trabalho está irreconhecível", afirmou.

O especialista indicou três pontos cruciais nas mudanças: destruição do poder de negociação do sindicato; fim do imposto sindical, o que afetará em média 2/3 da receita das entidades e a abertura de precedente para a formação de sindicato por empresa.

Finalizando o debate, Clemente aprontou três tarefas que considera ser o primeiro passo que as entidades sindicais devam seguir. "Primeiro deve-se ter uma estratégia de resistência institucional. Constituir uma disputa de intervenção no Congresso Nacional; também intensificar a luta junto com o Ministério Público e a Justiça do Trabalho e reorganizar profundamente as nossas campanhas salariais, para que tenhamos uma força transformadora da categoria", disse.

Para que isso aconteça, ele acredita que é necessário um passo político no processo. "As centrais precisam ser mais tolerantes com as suas diferenças; será fundamental um esforço para recuperar a capacidade de diálogo", concluiu.

Notícias

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Sindec Porto Alegre empossa nova Diretoria e lança nova marca em cerimônia solene

Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.

Sindec conclui negociação e garante aumento real para a categoria comerciária

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.

Funcionamento do comércio no 2º turno de eleição

Empresas não podem abrir sem acordo.

Funcionamento do comércio no domingo de eleição

Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.

Referendo da Assembleia é concluído e categoria aprova a pauta de reinvindicação

Foram coletados 7662 votos no comércio.

Sindec-POA assina Convenção Coletiva e garante direitos para comerciários de concessionárias

O acordo foi a conclusão dos encaminhamentos decorrentes do compromisso ajustado no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).

Campanha Salarial do Sindec é lançada e busca valorização do comerciário

Comerciário valorizado, comércio fortalecido é o tema desse ano.

Assembleia vai marcar o início da Campanha Salarial dos comerciários

Assembleia acontece na próxima quinta-feira (29) no formato híbrido.

Comerciários elegem nova diretoria do Sindec-POA com 96% de aprovação

O processo eleitoral ocorreu de forma eletrônica. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 9h do dia 12 até às 18h do dia 14.