
Sindec notifica 70 empresas por descumprirem a Convenção no feriado
A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.
As negociações coletivas foram o foco das discussões da X Jornada Nacional de Debates, organizada pelo Dieese em parceria com as Centrais Sindicais. O evento ocorreu em Porto Alegre na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Petroquímica de Triunfo, tendo como tema "Os desafios das negociações coletivas diante do cenário atual".
O diretor jurídico do Sindec-POA, Valdir Lima, participou do evento representando a Força Sindical-RS e reiterou a importância da união das centrais para avançar nas negociações deste ano, devido o cenário muito pouco favorável para a economia.
O supervisor do Escritório Regional do Dieese do Rio Grande do Sul, Ricardo Franzoi, fez uma explanação demonstrando dados sobre a evolução do PIB, alta inflacionária e crescimento do emprego formal.
Franzoi destacou que o aumento real obtido com as negociações salarias no Brasil, no 1º quadrimestre de 2015, representam 1,12%. Até o momento 96 negociações foram fechadas; 17 no setor do comércio, 50 no de serviços e 29 da indústria.
Conforme o economista, o evento teve como um dos principais objetivos dar suporte técnico ao movimento sindical na disputa social por melhores condições aos trabalhadores e fortalecer a visão da negociação coletiva como importante instrumento dos trabalhadores na distribuição e promoção da equidade, da justiça social e, portanto, de desenvolvimento social.
A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.