Sindec participa de jornada sobre Negociação Coletiva
Gabriella Oliveira

O diretor jurídico Valdir Lima participou do evento representando a Força Sindical-RS.

As negociações coletivas foram o foco das discussões da X Jornada Nacional de Debates, organizada pelo Dieese em parceria com as Centrais Sindicais. O evento ocorreu em Porto Alegre na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Petroquímica de Triunfo, tendo como tema “Os desafios das negociações coletivas diante do cenário atual”.

O diretor jurídico do Sindec-POA, Valdir Lima, participou do evento representando a Força Sindical-RS e reiterou a importância da união das centrais para avançar nas negociações deste ano, devido o cenário muito pouco favorável para a economia.

O supervisor do Escritório Regional do Dieese do Rio Grande do Sul, Ricardo Franzoi, fez uma explanação demonstrando dados sobre a evolução do PIB, alta inflacionária e crescimento do emprego formal.

Franzoi destacou que o aumento real obtido com as negociações salarias no Brasil, no 1º quadrimestre de 2015, representam 1,12%. Até o momento 96 negociações foram fechadas; 17 no setor do comércio, 50 no de serviços e 29 da indústria.

Conforme o economista, o evento teve como um dos principais objetivos dar suporte técnico ao movimento sindical na disputa social por melhores condições aos trabalhadores e fortalecer a visão da negociação coletiva como importante instrumento dos trabalhadores na distribuição e promoção da equidade, da justiça social e, portanto, de desenvolvimento social.