Seminário Internacional da Força Sindical reuniu dirigentes nacionais e internacionais
Renata Germano

Encontro reuniu mais de 30 dirigentes sindicais da América do Sul, Norte e do Caribe, além de sindicalistas brasileiros.

O Encontro reuniu mais de 30 dirigentes sindicais da América do Sul, Norte e do Caribe, além de sindicalistas brasileiros. O Seminário, organizado pela Força Sindical-RS, aconteceu terça-feira, dia 26, na Superintendência Regional do Trabalho. O evento colocou em pauta questões como a crise internacional, geração de emprego e renda e movimento sindical.

Na abertura, o presidente da Central, Cláudio Janta, destacou que a Força Sindical já está fazendo o novo mundo possível. “Foi a primeira crise econômica da história em que os trabalhadores foram ouvidos e com isso saímos da crise. Com as nossas políticas públicas tiramos 19 milhões de pessoas da faixa de miséria”, afirmou Janta.

O prefeito José Fogaça também marcou presença na abertura e defendeu o fortalecimento dos sindicatos, dos movimentos sindicais e da democracia para a conquista de avanços e consolidação de melhorias das condições de trabalho no país. “É o evento sindical mais importante dos últimos cinco anos. É um grande momento para a história, um marco na vida da cidade”, disse.

O presidente nacional da Força Sindical e deputado federal Paulo Pereira da Silva, analisou a importância do evento e de posicionamento classista para as eleições de 2010. Ele foi um dos principais palestrantes brasileiros do dia. Para ele o Fórum Social Mundial é importante para pressionar os países ricos a pensar um pouco mais no campo social e nos trabalhadores. “Devemos insistir na tese de que o mundo deve mudar para melhor, em nome do bem estar das pessoas”, destacou.

O evento reúne nos debates lideranças de países como Argentina, Honduras, Portugal, Chile e Venezuela para debater novos caminhos e buscar soluções que contribuam para o emprego e a renda dos trabalhadores.

Voltar pro topo