Presidente do Sindec presente na 99ª Conferência da OIT
Monise Rezende

Neco atuou como titular em comissão.

O presidente do Sindec, Nilton Neco, participou da 99ª Conferência da OIT (Organização Internacional do Trabalho), em Genebra, na Suíça, em junho, como titular da Comissão Tripartite de Aplicação de Normas. O evento visa discutir e aprovar a aplicação das convenções e recomendações da OIT.

Com uma participação ativa nos debates, a atuação do dirigente sindical teve êxito com decisões como a retirada da Colômbia da lista de países que tem que dar explicação de violações de aplicação das normas da OIT, ficando definido a formação de uma missão de alto nível, tripartite, que visitará a Colômbia.

Outra ação importante foi a intervenção no caso da Venezuela, que se referia à violação daConvenção 87 da OIT – que dispõe sobre liberdade sindical e proteção do direito de sindicalização -, onde foram apoiadas as observações do Comitê de Especialistas para que a Venezuela solicitasse apoio técnico da OIT para a implantação do diálogo social nacional tripartite, como um facilitador na construção do diálogo social no país.

Na comissão dos trabalhadores domésticos, houve uma importante vitória: aprovação da proposta de criação de uma Convenção para o trabalho doméstico, seguida de recomendação,para garantir a proteção a esses trabalhadores, transformando a relação de exploração em uma relação de direitos.

Houve também uma reunião com toda a Delegação Brasileira na Missão do Brasil, com a embaixadora Maria Nazaré Azevedo, onde cada membro da delegação fez sua apresentação e falou sobre sua participação na Conferência da OIT.

Com a presença ativa também nas Comissões de VIH-SIDA, trabalhadores domésticos, Objetivo Estratégico de Emprego, a participação da Delegação Brasileira na Conferência da OIT foi exitosa. “Precisamos cada vez mais fortalecer a OIT, pois acreditamos que é através do diálogo social tripartite que teremos democracias mais fortes e construiremos um mundo melhor para viver”, afirmou Nilton Neco.

(Na foto, da dir. para a esq., Manoel Covas, secretário-geral da CTV Venezuela, Medina, dirigente da CTM do México, e Rodrigo Aguilar, presidente da CTRN da Costa Rica)

Voltar pro topo