Força Sindical-RS promove evento sobre Faixa de Fronteira em Uruguaiana
por Ligiane Brondani | Diversas autoridades locais e estaduais já confirmaram presença no evento que conta com o apoio do Instituto Girassol e da Força Verde-RS.
Nos dias 4 e 5 de abril, a Força Sindical-RS promoverá na cidade de Uruguaiana, o 6º Seminário Faixa de Fronteira, com o objetivo de discutir os problemas sociais e econômicos da região de Fronteira do Rio Grande do Sul. O Sindec-POA estará presente no evento acompanhando os debates sobre os temas.
O presidente licenciado da Força Sindical-RS e secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta e o prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret (Solidariedade), já confirmaram a presença no evento, bem como os deputados estaduais Cassiá Carpes (Solidariedade) e Frederico Antunes (PP).
Representantes de outras cidades da fronteira estão convidados para participar do encontro que enfoca geração de emprego e renda na Faixa de Fronteira. Autoridades sociais e políticas estarão na cidade para o evento, que é aberto à participação da população.
Segundo Lélio Falcão, secretário de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, que lidera a organização, o enfoque do evento tem a preocupação de desenvolver economicamente a Faixa de Fronteira, que no Estado abriga 200 municípios muito penalizados em função das características geográficas e econômicas da região.
Conforme Falcão, muitas empresas deixaram de investir na região porque se localiza no que considera uma "faixa de exclusão".
Confira abaixo a programação com os palestrantes já confirmados!
DIA 04 DE ABRIL: SEXTA-FEIRA
09h- Mesa de Abertura - Autoridades Presentes
Presidente licenciado da Força Sindical-RS, Clàudio Janta; presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, Ronie Mello; deputado Gilmar Sossela, presidente da ALRS; e prefeito municipal, Luiz Augusto Schneider.
10h - Painel 1
Tema: Estradas de Acesso à Fronteira: duplicação da BR 290, as melhorias na BR 472, a ponte Ibicuí - Itaqui na BR 472 e o modal Aeroviário.
Coordenador: Vereador de Uruguaiana, Rafael Alves
Palestrante: deputado estadual, Cassiá Carpes; e coordenador do GEAD Infraestrutura, Dr. Ivan Feloniuk,
14h - Painel 2
Tema: Saúde na Fronteira - hospitais, postos de saúde e procedimentos.
Coordenador: Renato Correa, presidente do SINDISAÚDE
Palestrante: João Cleber Teodoro, diretor da Unipampa; Giovani Cravo, administrador do hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana; e Dr. Edson Prado Machado, diretor do SIMERS (Sindicato Médico do Estado do Rio Grande do Sul).
15h30 - Painel 3
Tema: Trabalhadores em Transporte
Coordenador: Jorge Frizzo, presidente do SINDIMERCOSUL (Uruguaiana)
Palestrante: Dr. Ivan Feloniuk, coordenador do GEAD Infraestrutura e Antonio Cesar da Silva Fresshinguelli, vice-presidente do SINDIMERCOSUL.
17h - Painel 4
Tema: Desenvolvimento na Faixa de Fronteira
Coordenador: Ricardo Gadret, prefeito de Quaraí
Palestrante: Gilmar Sossela, presidente da ALRS e Dr. Ivan Feloniuk, coordenador do GEAD Infraestrutura; e deputado estadual Frederico Antunes.
DIA 05 DE ABRIL: SÁBADO
9h - Painel 5
Tema: Comércio na Fronteira
Coordenador: Marcelo Avencurt Furtado, presidente em exercício da Força Sindical-RS
Palestrantes: Dionísio Mazui, presidente em exercício da Fetracos-RS; Jorge Lopes, secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Uruguaiana; e Jorge Urquiz, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana.
11h - Painel 6
Tema: Mudanças Climáticas na América Latina
Coordenador: Lélio Luzardi Falcão, presidente da Força Verde-RS
Palestrantes: Solon Moraes Duarte, coordenador do Fórum Democrático; Rubem Hahn, secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Ecologia da Força Sindical-RS.
13h - Leitura da Carta de Uruguaiana e encerramento do seminário.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.