Força Sindical-RS promove evento sobre Faixa de Fronteira em Uruguaiana
por Ligiane Brondani | Diversas autoridades locais e estaduais já confirmaram presença no evento que conta com o apoio do Instituto Girassol e da Força Verde-RS.
Nos dias 4 e 5 de abril, a Força Sindical-RS promoverá na cidade de Uruguaiana, o 6º Seminário Faixa de Fronteira, com o objetivo de discutir os problemas sociais e econômicos da região de Fronteira do Rio Grande do Sul. O Sindec-POA estará presente no evento acompanhando os debates sobre os temas.
O presidente licenciado da Força Sindical-RS e secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta e o prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret (Solidariedade), já confirmaram a presença no evento, bem como os deputados estaduais Cassiá Carpes (Solidariedade) e Frederico Antunes (PP).
Representantes de outras cidades da fronteira estão convidados para participar do encontro que enfoca geração de emprego e renda na Faixa de Fronteira. Autoridades sociais e políticas estarão na cidade para o evento, que é aberto à participação da população.
Segundo Lélio Falcão, secretário de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, que lidera a organização, o enfoque do evento tem a preocupação de desenvolver economicamente a Faixa de Fronteira, que no Estado abriga 200 municípios muito penalizados em função das características geográficas e econômicas da região.
Conforme Falcão, muitas empresas deixaram de investir na região porque se localiza no que considera uma "faixa de exclusão".
Confira abaixo a programação com os palestrantes já confirmados!
DIA 04 DE ABRIL: SEXTA-FEIRA
09h- Mesa de Abertura - Autoridades Presentes
Presidente licenciado da Força Sindical-RS, Clàudio Janta; presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, Ronie Mello; deputado Gilmar Sossela, presidente da ALRS; e prefeito municipal, Luiz Augusto Schneider.
10h - Painel 1
Tema: Estradas de Acesso à Fronteira: duplicação da BR 290, as melhorias na BR 472, a ponte Ibicuí - Itaqui na BR 472 e o modal Aeroviário.
Coordenador: Vereador de Uruguaiana, Rafael Alves
Palestrante: deputado estadual, Cassiá Carpes; e coordenador do GEAD Infraestrutura, Dr. Ivan Feloniuk,
14h - Painel 2
Tema: Saúde na Fronteira - hospitais, postos de saúde e procedimentos.
Coordenador: Renato Correa, presidente do SINDISAÚDE
Palestrante: João Cleber Teodoro, diretor da Unipampa; Giovani Cravo, administrador do hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana; e Dr. Edson Prado Machado, diretor do SIMERS (Sindicato Médico do Estado do Rio Grande do Sul).
15h30 - Painel 3
Tema: Trabalhadores em Transporte
Coordenador: Jorge Frizzo, presidente do SINDIMERCOSUL (Uruguaiana)
Palestrante: Dr. Ivan Feloniuk, coordenador do GEAD Infraestrutura e Antonio Cesar da Silva Fresshinguelli, vice-presidente do SINDIMERCOSUL.
17h - Painel 4
Tema: Desenvolvimento na Faixa de Fronteira
Coordenador: Ricardo Gadret, prefeito de Quaraí
Palestrante: Gilmar Sossela, presidente da ALRS e Dr. Ivan Feloniuk, coordenador do GEAD Infraestrutura; e deputado estadual Frederico Antunes.
DIA 05 DE ABRIL: SÁBADO
9h - Painel 5
Tema: Comércio na Fronteira
Coordenador: Marcelo Avencurt Furtado, presidente em exercício da Força Sindical-RS
Palestrantes: Dionísio Mazui, presidente em exercício da Fetracos-RS; Jorge Lopes, secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Uruguaiana; e Jorge Urquiz, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana.
11h - Painel 6
Tema: Mudanças Climáticas na América Latina
Coordenador: Lélio Luzardi Falcão, presidente da Força Verde-RS
Palestrantes: Solon Moraes Duarte, coordenador do Fórum Democrático; Rubem Hahn, secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Ecologia da Força Sindical-RS.
13h - Leitura da Carta de Uruguaiana e encerramento do seminário.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.