Força Sindical-RS promove evento sobre Faixa de Fronteira em Uruguaiana
Ligiane Brondani

Diversas autoridades locais e estaduais já confirmaram presença no evento que conta com o apoio do Instituto Girassol e da Força Verde-RS.

Nos dias 4 e 5 de abril, a Força Sindical-RS promoverá na cidade de Uruguaiana, o 6º Seminário Faixa de Fronteira, com o objetivo de discutir os problemas sociais e econômicos da região de Fronteira do Rio Grande do Sul. O Sindec-POA estará presente no evento acompanhando os debates sobre os temas.

O presidente licenciado da Força Sindical-RS e secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta e o prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret (Solidariedade), já confirmaram a presença no evento, bem como os deputados estaduais Cassiá Carpes (Solidariedade) e Frederico Antunes (PP).

Representantes de outras cidades da fronteira estão convidados para participar do encontro que enfoca geração de emprego e renda na Faixa de Fronteira. Autoridades sociais e políticas estarão na cidade para o evento, que é aberto à participação da população.

Segundo Lélio Falcão, secretário de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, que lidera a organização, o enfoque do evento tem a preocupação de desenvolver economicamente a Faixa de Fronteira, que no Estado abriga 200 municípios muito penalizados em função das características geográficas e econômicas da região.

Conforme Falcão, muitas empresas deixaram de investir na região porque se localiza no que considera uma "faixa de exclusão".

Confira abaixo a programação com os palestrantes já confirmados!

• DIA 04 DE ABRIL: SEXTA-FEIRA

09h- Mesa de Abertura - Autoridades Presentes

Presidente licenciado da Força Sindical-RS, Clàudio Janta; presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, Ronie Mello; deputado Gilmar Sossela, presidente da ALRS; e prefeito municipal, Luiz Augusto Schneider.

10h - Painel 1

Tema: Estradas de Acesso à Fronteira: duplicação da BR 290, as melhorias na BR 472, a ponte Ibicuí - Itaqui na BR 472 e o modal Aeroviário.

Coordenador: Vereador de Uruguaiana, Rafael Alves

Palestrante: deputado estadual, Cassiá Carpes; e coordenador do GEAD Infraestrutura, Dr. Ivan Feloniuk,

14h - Painel 2

Tema: Saúde na Fronteira - hospitais, postos de saúde e procedimentos.

Coordenador: Renato Correa, presidente do SINDISAÚDE

Palestrante: João Cleber Teodoro, diretor da Unipampa; Giovani Cravo, administrador do hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana; e Dr. Edson Prado Machado, diretor do SIMERS (Sindicato Médico do Estado do Rio Grande do Sul).

15h30 - Painel 3

Tema: Trabalhadores em Transporte

Coordenador: Jorge Frizzo, presidente do SINDIMERCOSUL (Uruguaiana)

Palestrante: Dr. Ivan Feloniuk, coordenador do GEAD Infraestrutura e Antonio Cesar da Silva Fresshinguelli, vice-presidente do SINDIMERCOSUL.

17h - Painel 4

Tema: Desenvolvimento na Faixa de Fronteira

Coordenador: Ricardo Gadret, prefeito de Quaraí

Palestrante: Gilmar Sossela, presidente da ALRS e Dr. Ivan Feloniuk, coordenador do GEAD Infraestrutura; e deputado estadual Frederico Antunes.

• DIA 05 DE ABRIL: SÁBADO

9h - Painel 5

Tema: Comércio na Fronteira

Coordenador: Marcelo Avencurt Furtado, presidente em exercício da Força Sindical-RS

Palestrantes: Dionísio Mazui, presidente em exercício da Fetracos-RS; Jorge Lopes, secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Uruguaiana; e Jorge Urquiz, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana.

11h - Painel 6

Tema: Mudanças Climáticas na América Latina

Coordenador: Lélio Luzardi Falcão, presidente da Força Verde-RS

Palestrantes: Solon Moraes Duarte, coordenador do Fórum Democrático; Rubem Hahn, secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Ecologia da Força Sindical-RS.

13h - Leitura da Carta de Uruguaiana e encerramento do seminário.