Ciclo de palestras marca reunião estadual da Fetracos-RS
por Gabriella Oliveira | Diretores do Sindec-POA participaram do encontro.
Em sequência da reunião estadual da Federação, realizada na última terça-feira (22), os dirigentes assistiram à quatro palestras que trataram de temas relevantes para a categoria.
O primeiro tema debatido foi "A aplicação das normas contidas na convenção coletiva de trabalho em drogarias e farmácias", pelo Auditor Fiscal do Trabalho SRTE-RS, Claudio Peres e mediação do Diretor Antenor Federizzi.
A convenção representa o amadurecimento havido no setor. Sendo cumprida promoverá o trabalho decente para os trabalhadores e trabalhadoras do segmento de farmácias e drogarias e irá harmonizar as relações de trabalho", destacou o auditor.
O Presidente da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, disse que o Ministério do Trabalho é uma das ferramentas que o movimento sindical tem recorrido no sentido de fazer com que assuntos a saúde e segurança dos trabalhadores sejam respeitadas.
Em seguida a Dr.ª Carmem Pinto, assessora jurídica da Federação, falou sobre "Fundamentos Jurídicos e Ações de Cumprimento da Convenção sobre Saúde e Segurança do Trabalhador em Farmácias e Drogarias". A mesa foi composta pelos advogados Tita Jobim e Valdir Lima.
Se a empresa não está cumprindo é preciso notificar e dar um prazo de 30 dias para que regularize, caso a situação prossiga deve-se buscar em juízo", orientou a Dr.ª Carmem.
O supervisor regional do DIEESE, Ricardo Franzoi, também contribui com as palestras da tarde. Ricardo falou sobre os desafios para a negociação coletiva. Encerrando os trabalhos, a economista do DIEESE, Daniela Sandi, fez uma explanação sobre o crescimento do comércio no Rio Grande do Sul.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.