Ciclo de palestras marca reunião estadual da Fetracos-RS
por Gabriella Oliveira | Diretores do Sindec-POA participaram do encontro.
Em sequência da reunião estadual da Federação, realizada na última terça-feira (22), os dirigentes assistiram à quatro palestras que trataram de temas relevantes para a categoria.
O primeiro tema debatido foi "A aplicação das normas contidas na convenção coletiva de trabalho em drogarias e farmácias", pelo Auditor Fiscal do Trabalho SRTE-RS, Claudio Peres e mediação do Diretor Antenor Federizzi.
A convenção representa o amadurecimento havido no setor. Sendo cumprida promoverá o trabalho decente para os trabalhadores e trabalhadoras do segmento de farmácias e drogarias e irá harmonizar as relações de trabalho", destacou o auditor.
O Presidente da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, disse que o Ministério do Trabalho é uma das ferramentas que o movimento sindical tem recorrido no sentido de fazer com que assuntos a saúde e segurança dos trabalhadores sejam respeitadas.
Em seguida a Dr.ª Carmem Pinto, assessora jurídica da Federação, falou sobre "Fundamentos Jurídicos e Ações de Cumprimento da Convenção sobre Saúde e Segurança do Trabalhador em Farmácias e Drogarias". A mesa foi composta pelos advogados Tita Jobim e Valdir Lima.
Se a empresa não está cumprindo é preciso notificar e dar um prazo de 30 dias para que regularize, caso a situação prossiga deve-se buscar em juízo", orientou a Dr.ª Carmem.
O supervisor regional do DIEESE, Ricardo Franzoi, também contribui com as palestras da tarde. Ricardo falou sobre os desafios para a negociação coletiva. Encerrando os trabalhos, a economista do DIEESE, Daniela Sandi, fez uma explanação sobre o crescimento do comércio no Rio Grande do Sul.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.