Ciclo de palestras marca reunião estadual da Fetracos-RS
por Gabriella Oliveira | Diretores do Sindec-POA participaram do encontro.
Em sequência da reunião estadual da Federação, realizada na última terça-feira (22), os dirigentes assistiram à quatro palestras que trataram de temas relevantes para a categoria.
O primeiro tema debatido foi "A aplicação das normas contidas na convenção coletiva de trabalho em drogarias e farmácias", pelo Auditor Fiscal do Trabalho SRTE-RS, Claudio Peres e mediação do Diretor Antenor Federizzi.
A convenção representa o amadurecimento havido no setor. Sendo cumprida promoverá o trabalho decente para os trabalhadores e trabalhadoras do segmento de farmácias e drogarias e irá harmonizar as relações de trabalho", destacou o auditor.
O Presidente da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, disse que o Ministério do Trabalho é uma das ferramentas que o movimento sindical tem recorrido no sentido de fazer com que assuntos a saúde e segurança dos trabalhadores sejam respeitadas.
Em seguida a Dr.ª Carmem Pinto, assessora jurídica da Federação, falou sobre "Fundamentos Jurídicos e Ações de Cumprimento da Convenção sobre Saúde e Segurança do Trabalhador em Farmácias e Drogarias". A mesa foi composta pelos advogados Tita Jobim e Valdir Lima.
Se a empresa não está cumprindo é preciso notificar e dar um prazo de 30 dias para que regularize, caso a situação prossiga deve-se buscar em juízo", orientou a Dr.ª Carmem.
O supervisor regional do DIEESE, Ricardo Franzoi, também contribui com as palestras da tarde. Ricardo falou sobre os desafios para a negociação coletiva. Encerrando os trabalhos, a economista do DIEESE, Daniela Sandi, fez uma explanação sobre o crescimento do comércio no Rio Grande do Sul.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.