Ciclo de palestras marca reunião estadual da Fetracos-RS

Diretores do Sindec-POA participaram do encontro.

Em sequência da reunião estadual da Federação, realizada na última terça-feira (22), os dirigentes assistiram à quatro palestras que trataram de temas relevantes para a categoria.

O primeiro tema debatido foi “A aplicação das normas contidas na convenção coletiva de trabalho em drogarias e farmácias”, pelo Auditor Fiscal do Trabalho SRTE-RS, Claudio Peres e mediação do Diretor Antenor Federizzi.

“A convenção representa o amadurecimento havido no setor. Sendo cumprida promoverá o trabalho decente para os trabalhadores e trabalhadoras do segmento de farmácias e drogarias e irá harmonizar as relações de trabalho”, destacou o auditor.

O Presidente da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, disse que o Ministério do Trabalho é uma das ferramentas que o movimento sindical tem recorrido no sentido de fazer com que assuntos a saúde e segurança dos trabalhadores sejam respeitadas.

Em seguida a Dr.ª Carmem Pinto, assessora jurídica da Federação, falou sobre “Fundamentos Jurídicos e Ações de Cumprimento da Convenção sobre Saúde e Segurança do Trabalhador em Farmácias e Drogarias”. A mesa foi composta pelos advogados Tita Jobim e Valdir Lima.

“Se a empresa não está cumprindo é preciso notificar e dar um prazo de 30 dias para que regularize, caso a situação prossiga deve-se buscar em juízo”, orientou a Dr.ª Carmem.

O supervisor regional do DIEESE, Ricardo Franzoi, também contribui com as palestras da tarde. Ricardo falou sobre os desafios para a negociação coletiva. Encerrando os trabalhos, a economista do DIEESE, Daniela Sandi, fez uma explanação sobre o crescimento do comércio no Rio Grande do Sul.