Comerciários defendem demandas da categoria no Congresso da Força Sindical
Pessoas sentadas em um auditório. Na mesa ao fundo , faixa da força sindical.

Encontro aconteceu na segunda-feira (12)

Dirigentes da Fetracos-RS e sindicatos filiados participam do 8º Congresso da Força Sindical aberto hoje, dia 12, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Além de debater as reformas reformas trabalhista e previdenciária e de discutir medidas que auxiliem na retomada do desenvolvimento econômico do país, os comerciários buscam garantir o encaminhamento de demandas da categoria no Congresso, que dará encaminhamento à pauta e às ações da central nos próximos anos.

Assegurar os espaços neste processo foi uma das questões discutidas pela categoria no encontro setorial dos comerciários, realizado no início da noite, na sede da Fecomerciários-SP. Outro ponto abordado pelos dirigentes foi a preocupação com a descaracterização de entidades a partir da divisão de base por setores.

Presidente licenciado da Fetracos-RS e líder da central no Rio Grande do Sul, Clàudio Janta reforçou que o Secretariado Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços da Força Sindical (Sentracomserv) foi instituído com o propósito de consolidar uma base unidade no comércio e serviços e que a unicidade sindical deve ser defendida pelas entidades. “Somos o segundo maior setor dentro da central e representamos os trabalhadores que mais têm sofrido nesse processo de crise, além de penar com a jornada de trabalho extensa. Temos força, poder de mobilização e categoria unida”, enfatizou.

Dionísio Mazui, presidente em exercício da Fetracos e secretário do Sentraconserv, também reforçou a necessidade de assegurar a representatividade da categoria na composição da central. “É importante que todos nós possamos estar imbuídos da nossa responsabilidade neste 8° Congresso e manter as nossas posições, representando a categoria na composição da estrutura da central”, afirmou.

Durante o dia os dirigentes acompanharam a plenária de abertura do evento, que contou com a presença de mais de três mil trabalhadores no ginásio Falcão. As atividades continuam com os grupos de trabalho, que irão formular as propostas a ser encaminhadas no Congresso, que será encerrado na manhã da quarta-feira, 14, com a eleição da diretoria nacional da Força Sindical.