Categoria aprova previsão do orçamento para 2025
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Os dirigentes de sindicatos de comerciários associados da Central aprovou ontem (dia 24), a participação da Força Sindical junto com as demais centrais na elaboração de uma pauta nacional da categoria que será entregue a CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) e às autoridades governamentais (presidência da República, além dos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado).
A reunião realizada em São Paulo foi comandada pelo Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que é secretário do Sentracomserv- Secretariado Nacional dos Comerciários da Força Sindical, e teve a participação de dirigentes de todas regiões do País, que debateram os problemas que enfrentam em suas bases. Ficou decidido que no 1º trimestre de 2015, a categoria seguirá a pauta geral feita pela Central.
Quanto à atuação junto com as demais centrais, Neco informou que serão elaborados dois documentos: um técnico e outro político. A pauta de reivindicações dos comerciários conterá três reivindicações que afetam a categoria em âmbito nacional. O horário de trabalho, pois em muitos locais a jornada chega até 10 ou 12 horas por dia; o estabelecimento do piso nacional e a regulamentação do trabalho aos domingos e feriados.
Para Cibele Cristina Lemos, presidente do Sindicato dos Comerciários de Varginha (MG), é preciso regulamentar a lei sobre o trabalho no comércio aos domingos e feriados porque existem patrões garantindo aos trabalhadores que para esta atividade não precisam mais da chancela dos sindicatos.
Os dirigentes dos sindicatos de comerciários debateram também os problemas que enfrentam de disputas nas bases com a criação de novos sindicatos e de empresas (grandes grupos varejistas) que se denominam supermercadistas para contratar funcionários, mas na verdade são lojistas, informa José Conceição Abreu, presidente do Sindicato de Pará de Minas.
Fonte: Força Sindical Nacional
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
Empresas não podem abrir sem acordo.
Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.