Secretariado dos Comerciários se reúne em São Paulo

Encontro foi coordenado pelo presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.

Os dirigentes de sindicatos de comerciários associados da Central aprovou ontem (dia 24), a participação da Força Sindical junto com as demais centrais na elaboração de uma pauta nacional da categoria que será entregue a CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) e às autoridades governamentais (presidência da República, além dos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado).

A reunião realizada em São Paulo foi comandada pelo Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que é secretário do Sentracomserv- Secretariado Nacional dos Comerciários da Força Sindical, e teve a participação de dirigentes de todas regiões do País, que debateram  os problemas que enfrentam em suas bases. Ficou decidido que no 1º trimestre de 2015, a categoria seguirá a pauta geral feita pela Central.

Quanto à atuação junto com as demais centrais, Neco informou que serão elaborados dois documentos: um técnico e outro político. A pauta de reivindicações dos comerciários conterá  três reivindicações que afetam a categoria em âmbito nacional. O horário de trabalho, pois em muitos locais a jornada chega até 10 ou 12 horas por dia; o estabelecimento do piso nacional e a regulamentação do trabalho aos domingos e feriados.

Para Cibele Cristina Lemos, presidente do Sindicato dos Comerciários de Varginha (MG), é preciso regulamentar a lei sobre o trabalho no comércio aos domingos e feriados porque existem patrões garantindo aos trabalhadores que para esta atividade não precisam mais da chancela dos sindicatos.

Os dirigentes dos sindicatos de comerciários debateram também os problemas que enfrentam de disputas nas bases com a criação de novos sindicatos e de empresas (grandes grupos varejistas) que se denominam supermercadistas para contratar funcionários, mas na verdade são lojistas, informa José Conceição Abreu, presidente do Sindicato de Pará de Minas.

Fonte: Força Sindical Nacional