Em Conferência Internacional da OIT, Neco reforça o compromisso da ADS com os trabalhadores da América Latina e Caribe
por Gabriella Oliveira | Neco foi eleito recentemente Presidente da Alternativa Democrática Sindical e fez seu primeiro discurso oficial como líder da organização.
Discursou nesta terça-feira (07) na 110ª Conferência Internacional da OIT, o dirigente Nilton Neco, na oportunidade como Presidente da Alternativa Democrática Sindical.
A Conferência está acontecendo em formato híbrido, com delegados presentes em Genebra, bem como virtualmente, para atender às restrições sanitárias e de viagem da COVID-19.
Expressamos profunda preocupação e rejeição com o aprofundamento de exclusão social, pobreza, desemprego, ataques aos direitos dos trabalhadores e democracia na maioria dos países das Américas e no mundo", declarou Neco.
O Presidente ainda agradeceu ao Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, pela homenagem póstuma que a OIT prestou ao grande líder da ADS, Julio Roberto Gómez Esguerra (QEPD) por sua importante trajetória internacional e sua contribuição por muitos anos no Conselho de Administração e nas Conferências Internacionais da OIT e solicitou que na próxima reunião do Conselho de Administração da Organização, seja concedido o status consultivo para a ADS.
Denunciamos e rejeitamos perante esta sessão plenária da 110ª Conferência da OIT, a posição sectária e antidemocrática no Conselho de Administração da OIT, que inexplicavelmente não concedeu STATUS CONSULTIVO à nossa organização ADS, inclusive violando princípios fundamentais da liberdade sindical, um dos os pilares da constituição da OIT", se posicionou.
Durante a Conferência, que começou no dia 27 de maio e acontecerá até 11 de junho, os comitês também discutirão o trabalho decente e a economia social e solidária e o objetivo estratégico do emprego como parte do mecanismo de acompanhamento da Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.