Em Conferência Internacional da OIT, Neco reforça o compromisso da ADS com os trabalhadores da América Latina e Caribe
por Gabriella Oliveira | Neco foi eleito recentemente Presidente da Alternativa Democrática Sindical e fez seu primeiro discurso oficial como líder da organização.
Discursou nesta terça-feira (07) na 110ª Conferência Internacional da OIT, o dirigente Nilton Neco, na oportunidade como Presidente da Alternativa Democrática Sindical.
A Conferência está acontecendo em formato híbrido, com delegados presentes em Genebra, bem como virtualmente, para atender às restrições sanitárias e de viagem da COVID-19.
Expressamos profunda preocupação e rejeição com o aprofundamento de exclusão social, pobreza, desemprego, ataques aos direitos dos trabalhadores e democracia na maioria dos países das Américas e no mundo", declarou Neco.
O Presidente ainda agradeceu ao Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, pela homenagem póstuma que a OIT prestou ao grande líder da ADS, Julio Roberto Gómez Esguerra (QEPD) por sua importante trajetória internacional e sua contribuição por muitos anos no Conselho de Administração e nas Conferências Internacionais da OIT e solicitou que na próxima reunião do Conselho de Administração da Organização, seja concedido o status consultivo para a ADS.
Denunciamos e rejeitamos perante esta sessão plenária da 110ª Conferência da OIT, a posição sectária e antidemocrática no Conselho de Administração da OIT, que inexplicavelmente não concedeu STATUS CONSULTIVO à nossa organização ADS, inclusive violando princípios fundamentais da liberdade sindical, um dos os pilares da constituição da OIT", se posicionou.
Durante a Conferência, que começou no dia 27 de maio e acontecerá até 11 de junho, os comitês também discutirão o trabalho decente e a economia social e solidária e o objetivo estratégico do emprego como parte do mecanismo de acompanhamento da Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.