Em Conferência Internacional da OIT, Neco reforça o compromisso da ADS com os trabalhadores da América Latina e Caribe
por Gabriella Oliveira | Neco foi eleito recentemente Presidente da Alternativa Democrática Sindical e fez seu primeiro discurso oficial como líder da organização.
Discursou nesta terça-feira (07) na 110ª Conferência Internacional da OIT, o dirigente Nilton Neco, na oportunidade como Presidente da Alternativa Democrática Sindical.
A Conferência está acontecendo em formato híbrido, com delegados presentes em Genebra, bem como virtualmente, para atender às restrições sanitárias e de viagem da COVID-19.
Expressamos profunda preocupação e rejeição com o aprofundamento de exclusão social, pobreza, desemprego, ataques aos direitos dos trabalhadores e democracia na maioria dos países das Américas e no mundo", declarou Neco.
O Presidente ainda agradeceu ao Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, pela homenagem póstuma que a OIT prestou ao grande líder da ADS, Julio Roberto Gómez Esguerra (QEPD) por sua importante trajetória internacional e sua contribuição por muitos anos no Conselho de Administração e nas Conferências Internacionais da OIT e solicitou que na próxima reunião do Conselho de Administração da Organização, seja concedido o status consultivo para a ADS.
Denunciamos e rejeitamos perante esta sessão plenária da 110ª Conferência da OIT, a posição sectária e antidemocrática no Conselho de Administração da OIT, que inexplicavelmente não concedeu STATUS CONSULTIVO à nossa organização ADS, inclusive violando princípios fundamentais da liberdade sindical, um dos os pilares da constituição da OIT", se posicionou.
Durante a Conferência, que começou no dia 27 de maio e acontecerá até 11 de junho, os comitês também discutirão o trabalho decente e a economia social e solidária e o objetivo estratégico do emprego como parte do mecanismo de acompanhamento da Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.