Prefeito Fortunati se reúne com sindicalistas e assegura parceira das centrais na Oficina Mundo do Trabalho no FSM

“Acertei com as centrais sindicais nossa parceria para o próximo Fórum Social Mundial, que será realizado em Porto Alegre, em 2012, especialmente no viés do Mundo do Trabalho, paralelo ao Fórum e que discutirá a RIO + 20”, declarou Fortunati.

Em reunião realizada no começo da noite de 20/06, no Paço Municipal, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, reafirmou a postura solidária da prefeitura com a ideia das centrais sindicais de montar a Oficina Mundo do Trabalho, aos  moldes da estrutura erguida no 9º FSM, em 2009, em Belém do Pará. Representando as centrais, Nilton Neco, presidente do Sindec-POA, e Lélio Falcão, da Força Sindical; Osvaldo Rangel e Paulino Corrêa, da NCST; Eremi Melo, da CTB; e Éder Pereira, da CGTB.

“Acertei com as centrais sindicais nossa parceria para o próximo Fórum Social Mundial, que será realizado em Porto Alegre, em 2012, especialmente no viés do Mundo do Trabalho, paralelo ao Fórum e que discutirá a RIO + 20”, declarou Fortunati, manifestando o desejo de ter em Porto Alegre a presença de centrais sindicais de todo o mundo “para trocar opiniões e verificar como anda o Mundo do Trabalho em outros países, até para seguir aperfeiçoando a legislação brasileira“, considerada por ele avançada e exemplo para o mundo. “A prefeitura é parceira das centrais na realização do evento“, assegurou.

Recém chegado da 100º Conferência da OIT, na Suíça, Nilton Neco - secretário nacional de Relações Internacionais da Força Sindical e presidente do Sindec-POA - resgatou a característica de espaço propício para o debate democrático de ideias, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e organizações da sociedade civil, como é o FSM. O sindicalista ressaltou o caráter pluralista do FSM e a diversidade propostas pela Oficina Mundo do Trabalho.

“Junto ao Fórum Mundial, que vai acontecer em 2012 em nossa cidade, queremos construir a posição do movimento sindical em relação ao Mundo do Trabalho, para discutir as questões específicas dos trabalhadores“, afirmou Neco. Eleito membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na centésima e histórica conferência do organismo da ONU, Neco entregou documento intitulado “Crise Global e Trabalho Decente” - Fórum Social Mundial/Temática Justiça Social e Ambiental”, estabelecendo cronograma de atividades, desdobrado na promoção de inúmeros eventos, como realização de caminhadas, seminários e atos culturais. Coordenado por Nilton Neco, o projeto tem como coordenadores solidários os presidentes das seis centrais sindicais.

O posicionamento da prefeitura ganha expressão na medida em que avançam as ações da Comissão Tripartite e Paritária, organizadora da Conferência Estadual do Trabalho Decente, marcada para outubro próximo, em Porto Alegre, e preparatória para a Conferência Nacional, agendada para maio de 2012, em São Paulo.

Fonte: Renato Ilha