Políticas públicas para a juventude ganha destaque no 1º Encontro da Juventude da Força Sindical
Renata Germano

Evento integrou a programação do Fórum Social Mundial.

A Força Sindical RS promoveu, dentro do Fórum Social mundial, o 1º Encontro da Juventude da Força Sindical. O evento abordou assuntos como, o jovem e a política sindical e partidária, a inserção no mercado de trabalho do jovem, o jovem e a qualificação profissional. Cláudio Janta, presidente da Central, destacou que é importante saber como atingir o coração dos jovens e a alma da juventude. “Eu olho para o passado e me pergunto onde eu estaria se não tivesse militado na minha juventude. Alguns dos meus amigos estão presos ou mortos. Militar me ajudou a chegar até aqui e me formou para lutar pelos direitos e melhores condições para os trabalhadores”, lembrou Janta.

A mesa de abertura oficial do Seminário foi composta pelo presidente da Força Sindical RS, Cláudio Janta; secretário nacional da Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego, vice-prefeito, José Fortunati; Léa Menezes, secretária da Juventude da Força Sindical do Ceará; Brian Finnegan, representante no Brasil da AFL-CIO (Federação Americana do Trabalho); João Marcos Vidal, Juventude da UGT; Victor Rodrigues da Convergência do Panamá, Manoel Troncoso da CGT Argentina e Heron Oliveira, superintendente da DRT –RS.

Cláudio Janta destacou ainda que, é preciso questionar de que forma os jovens querem se incluir no movimento sindical. “Eles são o futuro. O futuro da classe operária, com uma visão voltada para o mundo do trabalho e do trabalhador e não em defesa do capital”, disse.

O secretário nacional da Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego, informou que a juventude vive um momento ímpar no Brasil, pois estão ocupando espaços em órgãos de ponta, onde são tomadas as grandes decisões para o futuro da nação. “É importante discutir aqui as melhores formas para integrar os jovens na luta sindical e não deixar que a juventude se marginalize e perca seus valores”, acrescentou.

José Fortunati, vice-prefeito, foi enfático ao lembrar que os jovens e os dirigentes sindicais vão sair de Porto Alegre com muito mais bagagem e com informações importantes para mudar a sociedade onde vivem. “A presença de militantes que querem transformar o mundo onde vivem, ajudou a apontar os problemas e a as medidas que podem ser tomadas para a transformação da sociedade”, disse.

O debate abordou a juventude e a política sindical, onde Brian Finnegan ressaltou a partir da sua experiência a necessidade de fazer uma reforma Sindical para incluir mais jovens na causa. “Brigar por políticas públicas para os jovens é essencial. Precisamos oferecer para a juventude um propósito na vida. Capacitar e principalmente trabalhar de forma organizada e planejada”, informou.  Brian lembrou que conhecer os jovens e encorajá-los para entrar na luta é fundamental para o crescimento da sociedade.

Jefferson Coriteac desabafou que a juventude tem sua própria pauta, seu próprio tempo e suas maneiras de se manifestar. “A juventude precisa promover festas, palestras, debates sobre drogas – realidade que está matando em todo o mundo, sexo e trabalho”, ressaltou. Coriteac Para ele a juventude não pode ser apenas carregadores de bandeiras, precisam ser protagonistas, atores da história do futuro.

Na segunda parte do encontro, Luizinho Martins, presidente da Juventude Socialista do PDT, declarou que cabe aos  jovens promover e levantar as grandes lutas de mudanças. “Os jovens tem suas inquietudes e vontade de fazer suas transformações. Se estivermos a frente das manifestações esse sentimento com certeza vai contagiar outros jovens e fazer nascer a vontade de participar da militância”, disse.

Voltar pro topo