Palestras sobre prevenção à saúde encerram debates da Semana da Mulher
Renata Germano

Semana da Mulher.

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, fez um balanço positivo do Seminário da Semana da Mulher promovido pela entidade, no sábado, 13 de março, último dia das palestras que levaram importantes nomes para debater o papel feminino na sociedade. E lançou um desafio: que os homens organizem uma semana de conscientização e reflexão para comemorar o Dia Internacional do Homem, 15 de julho. “Não fomos educados para sermos parceiros e dividir uma vida. Por isso a semana inteira foi de muito aprendizado para nós e hoje, especialmente, fico feliz em ver muita curiosidade e participação espontânea do público”, afirmou.

No sábado foi a vez e profissionais da saúde esclarecerem dúvidas e mostrarem caminhos para prevenção de doenças. A dentista Iara Cirne Lima, do Sindec, falou sobre a saúde bucal, alertando para os cuidados na escovação dos dentes.

O ginecologista Mauro Curi, do Hospital Ernesto Dornelles, falou sobre a importância do planejamento familiar e de evitar a gravidez precoce. “A prevenção evita um problema familiar e social, pois a gravidez na adolescência é responsável pela evasão escolar e, muitas vezes, o aumento do índice da AIDS”, declarou.

Apresentou os métodos contraceptivos existentes, abordando seus custos, índices de falha e proteção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

****A fonoaudióloga Jaqueline Lopes alertou para os cuidados com a voz, a fim de evitar disfonia, câncer de laringe, entre outros problemas. “O repouso vocal é importante, devemos beber muita água e não abusar das cordas vocais”, afirmou. “Alimentação, sono tranquilo, atividades físicas, roupas que não apertam, tudo isso ajuda”, disse.