Nilton Neco em seminário sobre Trabalho Decente
Renata Germano

Internacional.

O secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e presidente do Sindec, Nilton Souza da Silva, Neco, participou do seminário organizado pela CSA (Confederação Sindical das Américas) e CSI(Confederação Sindical Internacional), em Montevidéu, nos dias 3 e 4.

Os sindicalistas debateram o tema Ação Sindical para a Promoção e Cumprimento da Agenda de Trabalho Decente e também prepararam a Conferência Interamericana da OIT (Organização Internacional do Trabalho) da América Latina, que será realizada entre 13 e 14 dezembro, em Santiago (Chile).

A maioria dos dirigentes presentes à reunião defendeu a tese de que o movimento sindical precisa aproveitar a Conferência para exigir que a OIT seja mais fortalecida e que não perca o seu poder normativo.

Durante os debates foi discutido a importância e a necessidade para que o movimento sindical das Américas chegue unido e preparado para a Conferência Interamericana da OIT no Chile para defender o fortalecimento da Organização Internacional do Trabalho - OIT, e que a mesma possa manter e ampliar seu poder normativo para uma efetiva manutenção e aplicação dos direitos, e implementação da Agenda Hemisférica do Trabalho Decente em benefício de todos (as) os (as) trabalhadores (as) do continente."Foi muito positivo o encontro no Uruguai já que o mesmo reuniu as principais lideranças sindicais das Américas na atual conjuntura e em torno de temas muito relevantes para o movimento sindical internacional", disse NECO.