Mundo do Trabalho será debatido no Fórum Social Mundial pela Força Sindical
Renata Germano

Debates acontecem nos dias 27 e 28 de janeiro, na Assembléia Legislativa.

A Força Sindical-RS junto com as demais centrais sindicais promovem no dia 27 e 28 de janeiro, dentro da programação do Fórum Social Mundial debates sobre o “Mundo do Trabalho”, encontro que contará com a participação de convidados internacionais e dirigentes. O tema central dos debates serão a da crise financeira internacional e seu impacto no emprego, Trabalho Decente, pacto mundial pelo emprego, meio ambiente, perspectivas do movimento sindical e práticas anti-sindicais. Serão dois painéis por dia.

No dia 27, quarta-feira, o evento abre com o painel – Crise Mundial do Capitalismo e perspectiva do movimento sindical. O debate será coordenado por Nilton Neco, secretário de Relações Internacional da Força Sindical e presidente do Sindec Porto Alegre. A CUT, CTB e CGTB fazem as explanações.

O segundo painel – Trabalho decente e pacto Mundial pelo emprego, contará com a participação de painelistas e dirigentes da Força Sindical, Nova Central Sindical e UGT. O debate será coordenado pela CUT.

Dia 28, o debate Mundo do Trabalho inicia com o painel – Práticas anti-sindicais, coordenado pelo DIEESE. O último painel vai abordar o tema Agenda Mundial dos Trabalhadores e será coordenado pela UGT e as seis centrais falam sobre o assunto.

O seminário Mundo do Trabalho acontece Assembléia Legislativa, das 14h às 18h.

Participam da mesa de abertura e debates as instituições e órgãos: MPT, TEM, SED, OIT, TST, SED, CSA, CSI, CSN, prefeito José Fogaça e presidente da Assembléia Legislativa.