Lojas só abrirão no feriado com acordo ou convenção coletiva
Régis Araújo

Ao contrário das informações divulgadas equivocadamente pelo Sindilojas, as empresas do comércio varejista de Porto Alegre que assinaram acordo coletivo com o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindec) poderão abrir suas lojas e utilizar mão-de-obra no próximo feriado, domingo, 15 de novembro, desde que cumpram as cláusulas estabelecidas. .

O Sindicato dos Comérciários de Porto Alegre tem mais de 150 acordos coletivos firmados com lojistas, legitimados por parecer favorável do Ministério Público do Trabalho, e amparados pela Constituição Federal, que dá poderes aos sindicatos para fazerem acordos com empresas.

Ao mesmo tempo em que vem buscando a prática democrática da negociação, o Sindec tem repudiado a tentativa de abrir o comércio sem acordos, e em prejuízo dos trabalhadores, por meio de ações na Justiça, do que é exemplo a vitórial legal contra grande loja de departamentos que teve cassada liminar com esse objetivo e está obrigada a seguir as regras.

A prática da negociação, assim como o respeito às leis, em especial à Constituição Federal, é fundamental neste momento em que o país consolida a sua democracia e suas instituições, e saudável para o convívio entre empresas e trabalhadores do comércio, e também os consumidores.