Negociação do Sindec garante benefício para comerciários que trabalharem no próximo dia 11
por Régis Araújo | O Sindec-POA e o Sindilojas firmaram negociação coletiva que permite, em caráter excepcional, a abertura do comércio lojista com utilização de empregados na sexta-feira (11), feriado de Corpus Christi.
A convenção da categoria proíbe o trabalho nos feriados, somente empresas que celebram acordo coletivo podem abrir os estabelecimentos, porém, este feriado antecede uma das datas mais importantes para o comércio: o Dia dos Namorados. Desta forma, as entidades avaliaram ser uma boa oportunidade diante do período de pandemia que vem afetando o setor.
Diante do atual momento avaliamos oportuna a abertura, por isso firmamos o acordo para assegurar que os comerciários que trabalharem tenham seus benefícios garantidos. Como de praxe, o sindicato vai fiscalizar o comércio para fazer valer a negociação, como também, para verificar se as normas de saúde e segurança exigidas pelo Decreto Municipal no combate à pandemia, estão sendo cumpridas", diz o Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.
Os comerciários que trabalharem no feriado terão direito a prêmio, refeição ou vale em valor pré-estabelecido conforme o número de empregados e gozarão de folga compensatória em data a ser fixada em junho ou julho.
Segundo o Presidente do Sindilojas POA, Paulo Kruse, "o momento excepcional impõe ações excepcionais, assim, contado com a sensibilidade dos dirigentes dos comerciários de Porto Alegre, o Sindilojas conquistou para todos os lojistas a possiblidade de abrir neste feriado com empregados, gerando renda e criando condições para a preservação de empregos".
Segundo Kruse, nos Shopping Centers, o lojista somente funcionará no dia 11 caso tenha interesse, não estando obrigado a abrir.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.