Negociação do Sindec garante benefício para comerciários que trabalharem no próximo dia 11
Ilustração sobre o feriado de Corpus Christi

O Sindec-POA e o Sindilojas firmaram negociação coletiva que permite, em caráter excepcional, a abertura do comércio lojista com utilização de empregados na sexta-feira (11), feriado de Corpus Christi.

A convenção da categoria proíbe o trabalho nos feriados, somente empresas que celebram acordo coletivo podem abrir os estabelecimentos, porém, este feriado antecede uma das datas mais importantes para o comércio: o Dia dos Namorados. Desta forma, as entidades avaliaram ser uma boa oportunidade diante do período de pandemia que vem afetando o setor.

Diante do atual momento avaliamos oportuna a abertura, por isso firmamos o acordo para assegurar que os comerciários que trabalharem tenham seus benefícios garantidos. Como de praxe, o sindicato vai fiscalizar o comércio para fazer valer a negociação, como também, para verificar se as normas de saúde e segurança exigidas pelo Decreto Municipal no combate à pandemia, estão sendo cumpridas”, diz o Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.

Os comerciários que trabalharem no feriado terão direito a prêmio, refeição ou vale em valor pré-estabelecido conforme o número de empregados e gozarão de folga compensatória em data a ser fixada em junho ou julho.

Segundo o Presidente do Sindilojas POA, Paulo Kruse, “o momento excepcional impõe ações excepcionais, assim, contado com a sensibilidade dos dirigentes dos comerciários de Porto Alegre, o Sindilojas conquistou para todos os lojistas a possiblidade de abrir neste feriado com empregados, gerando renda e criando condições para a preservação de empregos”.

Segundo Kruse, nos Shopping Centers, o lojista somente funcionará no dia 11 caso tenha interesse, não estando obrigado a abrir.