Negociação do Sindec garante benefício para comerciários que trabalharem no próximo dia 11
por Régis Araújo | O Sindec-POA e o Sindilojas firmaram negociação coletiva que permite, em caráter excepcional, a abertura do comércio lojista com utilização de empregados na sexta-feira (11), feriado de Corpus Christi.
A convenção da categoria proíbe o trabalho nos feriados, somente empresas que celebram acordo coletivo podem abrir os estabelecimentos, porém, este feriado antecede uma das datas mais importantes para o comércio: o Dia dos Namorados. Desta forma, as entidades avaliaram ser uma boa oportunidade diante do período de pandemia que vem afetando o setor.
Diante do atual momento avaliamos oportuna a abertura, por isso firmamos o acordo para assegurar que os comerciários que trabalharem tenham seus benefícios garantidos. Como de praxe, o sindicato vai fiscalizar o comércio para fazer valer a negociação, como também, para verificar se as normas de saúde e segurança exigidas pelo Decreto Municipal no combate à pandemia, estão sendo cumpridas", diz o Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.
Os comerciários que trabalharem no feriado terão direito a prêmio, refeição ou vale em valor pré-estabelecido conforme o número de empregados e gozarão de folga compensatória em data a ser fixada em junho ou julho.
Segundo o Presidente do Sindilojas POA, Paulo Kruse, "o momento excepcional impõe ações excepcionais, assim, contado com a sensibilidade dos dirigentes dos comerciários de Porto Alegre, o Sindilojas conquistou para todos os lojistas a possiblidade de abrir neste feriado com empregados, gerando renda e criando condições para a preservação de empregos".
Segundo Kruse, nos Shopping Centers, o lojista somente funcionará no dia 11 caso tenha interesse, não estando obrigado a abrir.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.