II Congresso da Fetracos - Janta destaca a ausência de representantes dos trabalhadores no Congresso e governos

Presidente da Fetracos é também secretário executivo do Sindec-POA e falou que falta comprometimento dos políticos eleitos.

O presidente da Fetracos e da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, perguntou se o movimento sindical está pronto para reinventar a roda, uma vez que Lula construiu sua carreira e chegou à presidência 25 anos atrás com a necessidade de inclusão dos trabalhadores na política nacional. Dessa maneira, Janta iniciou seu painel com o tema "Relações dos Trabalhadores com o Governo federal".

Conforme o presidente da federação, os trabalhadores precisam se envolver e se colocar nos debates e disputas políticas nacionais, explicitando a necessidade de ter um representante que saiba os anseios dos trabalhadores. O trabalho e dedicação do deputado federal Paulinho da Força foi destacada como exemplo de atuação em prol dos trabalhadores, que não se rendeu à política de cargos do governo federal. "Temos que ter representação nossa, com políticos que votem por nós, não com o governo", afirmou.

Segundo Janta, quando haver maioria de eleitos que defendam bandeiras como regulamentação profissional, a conversa dos governantes mudará. "Se tivermos um candidato em Porto Alegre, Guaíba, Canoas, teremos representantes dos trabalhadores", frisou Janta. A importância de ter um nome na Assembleia Legislativa foi abordada por Janta. O que falta é a ideologia siindicalista aos políticos, que desenvolveram uma ideologia partidária e eleitoreira.