II Congresso da Fetracos inicia grupos de trabalho para originar propostas do documento final

Os participantes estão discutindo propostas em grupos espalhados pelo Hotel do Sesc em Torres.

A manhã desta sexta-feira é de reunião dos grupos de trabalho no II Congresso da Fetracos, em Torres. Os participantes estão organizados em três grupos para tirar propostas, objetivos e metas para o movimento sindical dos comerciários do Rio Grande do Sul.

Depois desta etapa, as propostas serão votadas e originarão o documento final do evento. Entre os assuntos debatidos, destacam-se o trabalho aos domingos, a regulamentação da profissão do comerciário, acordos coletivos.

A Dra. Carmem passa grupo a grupo para apresentar exemplos de cláusulas favoráveis à categoria e vitórias no Supremo Tribunal Federal. A advogada sugere aos participantes a definição de uma data para um primeiro encontro do grupo posteriormente com cada entidade indicando seus delegados.  Esse encontro vai montar um calendário de atividades a serem realizadas até novembro a fim de ter a definição da data base favorável aos trabalhadores.

Além disso, cada um dos temas abordados nas palestras de ontem também guiarão as discussões e deles serão tiradas propostas e planos de ação. Os temas são conjuntura nacional, negociação coletiva, segurança e medicina do trabalho e relação laboral.

O Congresso do Bioma Pampa, realizado anualmente em novembro em Santana do Livramento, foi destaque, já que a Fetracos é proponente também deste evento, que discute como aliar preservação ambiental e do trabalho. Outro evento promovido pela parceria da federação é o Seminário Faixa de Fronteira, realizado em Uruguaiana. A federação quer que a Fronteira seja

Os grupos redigem um documento que será levado a votação no final da manhã.