II Conferência Municipal das Juventudes debate direitos dos jovens
por Jousi Quevedo | Evento antecede Conferência Estadual e Nacional da Juventude.
O debate de políticas públicas para a juventude será pauta em Porto Alegre na próxima quarta-feira, dia 5 de outubro. Promovida pela Secretaria Municipal da Juventude, a 2ª Conferência Municipal das Juventudes irá discutir temas relacionados à segurança, valorização, qualidade de vida e demais direitos do jovem.
O evento acontece em preparação à Conferência Estadual da Juventude, que será realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, na capital. Em dezembro acontece ainda a Conferência Nacional, sediada em Brasília.
O Secretário da Juventude da Força Sindical e diretor adjunto do Sindec-POA, Jefferson Tiego, destaca a importância do evento, que já obteve conquistas importantes em sua edição anterior: "da primeira conferência saiu agenda do Trabalho Decente da Juventude e também a inclusão da palavra 'Juventude' na Constituição Federal". O secretário espera grande participação no evento, que é aberto ao público em geral.
A 2ª Conferência Municipal das Juventudes acontece na Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia, das 8h às 18h. Mais informações pelo twitter @Nossa_Poa.
Programação
8h - Credenciamento
9h - Abertura: O que é a Conferência/Regimento/Aprovação
10h - Palestra: Um sonho brasileiro
11h - Palestra: A juventude e o bônus demográfico no Brasil
12h/13h30min - Almoço
13h30min - Espaço destinado para divisão dos Grupos Temáticos (GTs) > Temas: Educação; Trabalho; Cultura; Comunicação; Cidade; Campo; Transporte; Educação; Meio Ambiente; Comunidades Tradicionais; Saúde e Sexualidade; Esporte, Lazer, Tempo Livre; Segurança; Valorização e respeito à diversidade; Direitos Humanos; Direito à participação.
16h - Coffee break
17h - Assembleia Geral: Representante do GT apresenta temas propostos
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.