II Conferência Internacional da Força Sindical reunirá lideranças do Brasil, Paraguai, Venezuela, México, Costa Rica e Colômbia
Régis Araújo

O evento, organizado pela secretaria de Relações Internacionais da Força Sindical, acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro, no Hotel Holiday Inn - Avenida Carlos Gomes, 565, bairro Bela Vista - Porto Alegre.

A implantação da Agenda Hemisférica do Trabalho Decente, o diálogo social e a unidade de ação sindical, serão os principais focos de discussão da II Conferência Internacional da Força Sindical, que será realizada nos dias 29, 30 e 31 de outubro, em Porto Alegre. O evento, organizado pela secretaria de Relações Internacionais da Força Sindical, acontecerá no Hotel Holiday Inn - Avenida Carlos Gomes, 565, bairro Bela Vista.

Com o tema "A globalização tem que ser justa", a II Conferência reunirá lideranças sindicais do Brasil, Paraguai, Venezuela, México, Costa Rica e Colômbia. Dentre os painelistas estarão o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva; o secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco; o presidente do IPEA, Márcio Pochmann; e o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio.

A Força Sindical, conectada com o movimento sindical internacional, vem desenvolvendo uma luta constante para a implantação da Agenda do Trabalho Decente, através da promoção de empregos de qualidade, o bem estar social e uma globalização justa. Dentre as principais bandeiras defendidas pela Central estão a liberdade sindical, o diálogo social, a extensão da proteção social, o desenvolvimento sustentável e a erradicação do trabalho análogo ao escravo e trabalho infantil.

O que é Trabalho Decente?

Segundo o conceito definido pela OIT e adotado pela comunidade internacional, o Trabalho Decente é um trabalho produtivo para homens e mulheres em condições de liberdade, igualdade, segurança e dignidade humana. O Trabalho Decente implica oportunidades de trabalho e salário justo; proporciona segurança no lugar de trabalho e proteção social para os trabalhadores e suas famílias; oferece melhores perspectivas para o desenvolvimento pessoal e favorece a integração social; dá às pessoas liberdade de expressar suas opiniões, organizar-se e participar da tomada de decisões que incidem em suas vidas; e garantir a igualdade de oportunidades e de tratamento para todos.

**Confira a Programação