Encontro da Fetracos em Encantado organiza ações pelos comerciários do RS

Entre os temas, está a organização do 2° Congresso da Fetracos.

A cidade de Encantado sediou nesta terça-feira a reunião da diretoria da Federação dos Empregados e Trabalhadores no Comércio do Rio Grande do Sul (Fetracos). O encontrou reuniu dirigentes sindicais dos comerciários e tratou da realização do 2º Congresso da Fetracos, ações dos sindicatos filiados, campanha salarial e piso regional.

O 2º Congresso da Fetracos acontecerá nos dias 05 e 06 de maio em Torres e contará com paineis de palestrantes abordando conjuntura econômica e a posição do trabalhador, incluindo temas como inflação e elevação de juros. Os sindicatos deverão listar seus delegados que participarão do evento até a semana que vem.

"O congresso vai discutir nossas bandeiras e intervenções, além da conjuntura envolvendo o trabalhador", afirmou o presidente da Fetracos e da Força Sindical-RS, Clàudio Janta. Um plano de lutas locais e estaduais será traçado pelos participantes.

Outro tema da reunião foram as comemorações do 1° de maio em Porto Alegre, Canoas e Alvorada. Em Porto Alegre, a programação está fechada e contará com shows das bandas Se Ativa, FatDuo, Tchê Guri e Tributo a Tim Maia, a partir das 13h30, no Parque Marinha do Brasil.

Em Canoas, contou o diretor do sindicato local Antônio Frederizzi, está programado ato com as demais centrais do Estado, com shows e teatro de rua. Já em Alvorada haverá show de cinco bandas.

Os Sindicatos dos Comerciários de Alvorada, Porto Alegre, Canoas, Guaíba, Encantado, Guaíba, Pelotas e Quaraí relataram como estão as negociações de data base e ações em defesa dos  trabalhadores em suas respectivas entidades.

A advogada da Fetracos, Dra. Carmem Pinto, orientou os dirigentes na realização das negociações das datas-base de cada sindicato. Ficou estabelecida a criação de uma comissão para unificar as lutas e negociações das datas-base, prevendo negociações em novembro e reajustes em janeiro. A comissão agirá no Congresso e unificará ações das entidades em defesa dos trabalhadores. Assim, uma agenda de reuniões foi marcarada para definição de bandeiras de luta. Formam a Comissão a  Dra. Carmem, Ivone Simas (Sec/Guaíba), Dionísio Mazui (Sec/Quaraí), Vanderson Dias (Sindec/Encantado), José Américo (Sindec-POA) e José Machado (Sindec/Alvorada).

O diretor da Fetracos Cláudio Côrrea, que acompanhou as negociações e votação do piso regional, relatou como aconteceu a aprovação do piso regional em 2011. Segundo o diretor, a negociação e aprovação foi muito tranquila para o novo governo, de Tarso Genro, mas solapou a mobilização dos trabalhadores. O governo apresentou uma proposta pronta, pouco discutindo com os líderes sindicais.

Apesar de avanços nas negociações no sentido de valorizar o piso regional, é necessário mobilizar a categoria e esclarecer os trabalhadores sobre as diferenças entre o piso regional e o salário mínimo nacional. Na última negociação, o ganho real do piso foi de 2%. Côrrea destacou o reconhecimento do piso regional pelas instâncias de poder, como no Judiciário. A Fetracos defende que esse movimento seja crescente e que o piso alcance cada vez maiores patamares como índice oficial da economia gaúcha.

"Há possibilidade de crescimento do piso nos próximos anos, é necessário que se faça essa luta. Esse ano a discussão foi tão patrolada que nem os patronais apareceram", comparou Côrrea.

O vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, avaliou o governo Tarso Genro, afirmando que até o momento ele tem feito movimentos políticos curiosos, como aumentar índices que não cabem ao governo pagar e manter baixo os vencimentos do governo estadual.

O presidente do Sindec de Pelotas, Élvio Gelim, disse que a negociação do piso teve importante participação da Força Sindical-RS e o trabalhador deve se mobilizar em torno desta vitória.

Participaram da reunião o presidente da Fetracos, Clàudio Janta; o vice-presidente da Fetracos e presidente do Sec/Quaraí, Dionísio Mazui; o presidente do Sindec/Encantado, Vanderson Dias; o diretor da Fetracos Cláudio Côrrea; o diretor do Sindec-POA, Marcelo Furtado; o presidente do Sindec Pelotas, Élvio Gelim; a presidente do Sec/Guaíba, Ivone Simas; o presidente do Sindec/Alvorada, Gilson Santana e o diretor José Luís Machado; o diretor do Sindec/Canoas, Antônio Frederizzi; o técnico de Cipa do Sindec-POA, Osvaldo Pereira;  e o diretor do Sintracon Jorge Antônio da Silva.