Diretores do Sindec debatem participação no FSM 2012 e na Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente
Régis Araújo

Evento ocorreu na sede da Força.

As centrais se reuniram ontem na sede da Força Sindical-RS para discutir a participação no Fórum Social Mundial e a I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente.

Estiveram presentes, pelo Sindec-POA, o presidente, Nilton Neco, o diretor Lélio Falcão. Além deles, compareceram o secretário-geral da CGTB, Éder Pereira; o diretor de formação da CTB, Eremi Melo; pela UGT, Mauro Silva (UGT); e o diretor da CUT, João Batista.

Na reunião foi distribuído aos presentes um documento, que também foi discutido e que explica a conferência estadual.

Segundo o documento, a Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente – CEETD - é o fórum máximo para debater as políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social. A I CEETD tem por objetivo a promoção de um amplo debate no estado do RS envolvendo a temática das políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social, na perspectiva da construção e promoção de uma Política Estadual de Emprego e Trabalho Decente.

Neste fórum será assegurada a participação de representantes de empregadores e de trabalhadores, além de outras organizações interessadas e comprometidas com a promoção do emprego e trabalho decente, autoridades e instituições governamentais.

A I Conferência Estadual contará com quatro blocos temáticos sobre Princípios e Direitos, Proteção Social, Trabalho e Emprego, Fortalecimento dos Atores Tripartites e do Diálogo Social, compostos por vários subtemas cada um. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social são os parceiros na promoção da I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente.

O diretor da Força Sindical e presidente da Força Verde, Lélio Falcão, afirmou que as centrais se reuniram e avançaram nos debates propostos. "Avançamos em dois temas, que são a participação dos trabalhadores no Fórum Social Mundial em 2012, organizando o 'Mundo do Trabalho', e também a questão da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, que está sendo organizada pelo Estado a etapa em Porto Alegre. Depois, em maio de 2012, tem a que vai reunir todos os estados. Como tudo isto implica em programação e articulação e até estudo de documento, estamos aqui organizando um dos setores já que todo o trabalho é tripartite, entre governo, empresários e trabalhadores", explicou Lélio.

Ele destacou a importância da união das centrais e das iniciativas: “Entendemos que temos muito mais convergências do que divergências. Assim como os empresários também se reúnem, nós estamos reunidos. Na reunião, ajustamos nossos pontos de interesse e a partir disto participaremos das reuniões da tripartite numa unidade de pensamento”, ressaltou Lélio.

Voltar pro topo