DIEESE realiza oficina sobre informalidade no comércio de Porto Alegre
Régis Araújo

ciou nesta terça-feira, dia 17, oficina sobre informalidade no comércio de Porto Alegre, promovida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). O encontro tem como objetivo apresentar e discutir com os participantes propostas para melhorar a situação do trabalhador que atua na informalidade.

Também foi apresentado projeto que vem sendo desenvolvido, desde 2006, pelo DIEESE com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, para a criação e articulação de uma rede permanente de instituições para o enfrentamento do problema da informalidade.

A Técnica do DIEESE na subseção da Força Sindical-RS e Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, Daniela Sandi, ministrou painel sobre a informalidade no comércio. Segundo pesquisas nos últimos dez anos ? de 1998 a 2008, o crescimento da oferta de trabalho não evita a contratação ilegal. São cerca de 300 mil ocupados no comércio de Porto Alegre e região metropolitana, em 1998 eram 108 mil com carteira assinada, em 2008 168 mil. Os trabalhadores sem carteira assinada em 1998  a 18 mil e em 2008 são 29 mil funcionários. Também foi abordado os desafios da fiscalização  da relação de emprego.

A oficina busca dar continuidade a essa articulação interinstitucional visando, em última instância, fomentar um ambiente propício à formalização, viabilizando a inserção na rede de proteção social e promovendo a melhoria das condições, presentes e futuras, de trabalhadores e empreendimentos, como experiência piloto a ser difundida no País e na América Latina.

O encontro que acontece no Grand Hotel Express, em Porto alegre, tem continuidade nesta quarta-feira, dia 18.

Participam ainda da oficina os representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio, Ministério da Previdência Social, Secretaria de Governança Política e Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre.