Convenção Coletiva histórica inclui maior aumento do Brasil e introduz a inédita cláusula do Trabalho Decente
Régis Araújo

O dia 14 de novembro de 2007 entra para a história dos Comerciários de Porto Alegre por ser a data em que a categoria aprovou em assembléia geral, a Convenção Coletiva com o maior reajuste da classe no País e cláusulas inovadoras, como a questão do Trabalho Decente, grande avanço do sindicalismo mundial.

O ineditismo da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2007/08 começa na conquista do maior aumento do Brasil, superior ao de categorias tradicionais, como bancários, metalúrgicos e professores. No setor do comércio, o reajuste médio dos pisos é de 7% e no de concessionárias de veículos 7,78%. Em termos de ganho real, os índices variam de 2 % a 3,79% (confira os pisos no site).

Um comissionado/misto (fixo + comissão) do comércio ganhou reposição salarial de 4,78% (inflação de novembro/2006 a outubro/2007) mais 2,20% o ganho real, num total de 6,98% de reajuste. No segmento de concessionárias de veículos, o comissionado/misto ganhou 3,01% de aumento real, de 7,79% de reajuste total.