Congresso da CTC fortalece movimento sindical internacional
Monise Rezende

Delegados em Cartagena.

O secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, presidente do Sindec, participou do XXVI Congresso da Confederação de Trabalhadores da Colômbia (CTC), em Cartagena, de 14 a 18 de setembro.

Durante o evento, cerca de 400 delegados das diferentes federações e sindicatos da CTC debateram grandes temas como trabalho decente, crise mundial, democracia, liberdade sindical, direitos humanos e meio ambiente.

Durante a abertura do evento, foi entregue uma placa em homenagem a Apecides Alviz Fernandez, presidente da CTC falecido no ano passado, em reconhecimento do importante papel da Confederação em prol da unidade, solidariedade e fortalecimento do movimento sindical internacional, em particular nas Américas. Para o secretário de Relações Internacionais, Nilton Neco, esses temas têm sido o eixo principal da política internacional da Força Sindical nos últimos anos.

Presentes no encontro, lideranças da CTC, representantes do Ministério da Proteção Social, uma delegação internacional liderada por Victor Baez, presidente da Confederação das Américas (CSA), delegados da Confederação Internacional de Sindicatos (ITUC), e delegados sindicais do Brasil e do México.

Também na agenda, debate sobre projetos criados pelo governo como o primeiro emprego e formalização do trabalho, além de assuntos internos da CTC, como reforma e eleição da nova diretoria. A CTC comemora seu 75° aniversário.

Foto: Nilton Neco, Luis Miguel Morantes (presidente da CTC), José León Ramirez Peláez (secretário de Assuntos Internacionais da CTC) e Ortélio Palácio (assessor para Assuntos Internacionais da Força Sindical)