Comerciários abrem campanha salarial reafirmando pedido de aumento real
Monise Rezende

Assembléia.

Os comerciários de Porto Alegre realizaram assembléia geral na terça-feira, 31 de agosto, no auditório da sede central, abrindo a campanha salarial 2010/11. A primeira reunião da classe para rever a convenção coletiva de trabalho destacou a necessidade de valorizar salários e pisos acima da inflação, a fim de promover o aumento do poder aquisitivo dos trabalhadores.

Nilton Neco, presidente do sindicato, traçou um paralelo entre a fase de expansão das vendas no setor com o ritmo do crescimento da economia brasileira, cujas previsões para 2010 apontam um desempenho superior a 7%. As 147 cláusulas contidas na proposta do sindicato foram apresentadas pelo tesoureiro da entidade, Luis Carlos Barbosa, que aproveitou para demonstrar os ganhos obtidos pelo Sindec para o comerciário, a partir das contribuições sindicais.

Um painel apresentando as conquistas dos Comerciários nos últimos anos serviu de base para a exposição da economista Daniela Sandi, do Departamento Intersindical de Economia e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Conforme a técnica, de 2006 a 2009, enquanto a inflação acumulada (INPC) para data-base em novembro ficou em 20,26%, os salários sofreram um reajuste de 25,66%, ou seja, um ganho real (aumento do poder de compra) de 4,5% para os comerciários no período.

A categoria reivindica o repasse integral da inflação do período de novembro/09 a outubro/10, mais o equivalente ao crescimento da economia gaúcha no ano corrente, numa tentativa de criar uma política salarial efetiva, com base no desempenho da economia.