Campanha Salarial 2023: Informação, união e força "Pra Fazer Acontecer!"
assembleia salarial

Em Assembleia categoria aprovou a pauta de reinvindicações

“Pra Fazer Acontecer!”

É esse o mote central da Campanha Salarial 2023/2024 dos comerciários em Porto Alegre.

A Campanha foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (31), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

A mesa de trabalhos foi composta pelo Presidente Nilton Neco, Tesoureiro Américo Cordeiro, Assessora Jurídica do Sindec-POA, advogada Carmem Pinto e Secretário-geral, Claudio Janta.

A apresentação começou com a explanação da Economista do DIEESE, Daniela Sandi, sobre a conjuntura atual das negociações.

Sandi demonstrou que nos últimos 17 anos, o Sindec conquistou reajustes superiores à soma da inflação, e buscou sempre a valorização do piso para manter o poder de compra, além de benefícios da Convenção Coletiva que boa parte de acordos e a própria CLT não contemplam.

Pauta de reinvindicações

Em seguida foi discutida e aprovada a pauta de reivindicações que apresenta um total de 177 cláusulas, dentre elas:

• Correção salarial com recomposição de 100% do INPC;

• Aumento real de 2%;

• Piso de R$ 3.300,00;

• Adicional de hora extra de 100%;

• Auxílio alimentação e refeição;

• Manutenção da cláusula que trata sobre o trabalho remoto, home office ou coworking;

• Anuênio

• Proibição do exercício de dupla função, entre outras

Novidade

Um dos destaques da pauta, que foi colocada em votação através da proposta do Secretário-geral Claudio Janta, trata-se da inclusão da cláusula que prevê o abono de faltas aos tutores de pessoas autistas, devido a ausência para acompanhamento em terapias e atendimentos.

O tesoureiro Américo Cordeiro também apresentou a proposta de manutenção da contribuição negocial salientando a importância da arrecadação para manter o sindicato.

Ambos os tópicos foram aprovados por unanimidade pela categoria.

“Nossa campanha salarial está baseada em três pilares fundamentais: informação, união e força. Somente informando-se sobre a atuação do sindicato e sua luta histórica pelos trabalhadores, é que podemos nos unir cada vez mais e fortalecer a busca por melhores condições de trabalho em mais uma negociação que se aproxima PRA FAZER ACONTECER!”,finalizou o Presidente Neco.