Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec fecha acordo com o setor lojista
por Régis Araújo | Nossa intensa atuação para que se faça valer esses direitos irá continuar em pleno funcionamento.
O Sindec-POA concluiu a negociação de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020 com o Sindilojas Porto Alegre. A novidade é a valorização dos acordos coletivos por empresa, que também terão a participação efetiva do Sindec na negociação.
Com essa nova modalidade, o Sindec-POA fortalecerá a proteção do comerciário, uma vez que o documento será firmado por empresa, atendendo às peculiaridades trabalhistas existentes dentro de cada estabelecimento e estando mais presente no dia a dia do funcionário.
Mesmo com um cenário cada vez menos favorável para os trabalhadores brasileiros, não poderíamos entregar os pontos. Nesta Campanha Salarial, ainda lutamos para a manutenção de direitos historicamente conquistados através da Convenção Coletiva da categoria.
Garantimos a reposição total da inflação para os salários em geral, representando um reajuste salarial de 2,55% e para os pisos o reajuste de 3%, o que representa um aumento real (setor lojista).
Trabalhar de graça no feriado? Com o Sindec, não!
Outro ponto importante a destacar se refere ao trabalho em domingos e feriados. É sabido que ao longo de um curto período, o atual Governo vem publicando diversas Medidas Provisórias (MP) que fortalecem cada vez mais a classe patronal. Dentre elas, o chamado Programa Verde e Amarelo que incluiu em seu texto a permissão para trabalho em domingos e feriados para todas as categorias profissionais sem benefício para os trabalhadores.
Sendo assim, na vanguarda da defesa da nossa categoria, o Sindec-POA conseguiu manter através da negociação com o Sindioljas-POA, a garantia de prêmio pelo feriado trabalhado, além de descanso semanal remunerado, vale-refeição/alimentação e vale transporte, acordo que prevalecerá sobre qualquer Lei ou MP que suprime direitos dos trabalhadores. É mais um avanço que reforça a nossa luta de mais de oito décadas pelos comerciários da capital.
Nossa intensa atuação para que se faça valer esses direitos irá continuar em pleno funcionamento. Para isso, daqui para frente contamos ainda mais com o apoio da categoria. O aporte das contribuições continuará mantendo o trabalho de fiscalização diária nas empresas, além do apoio jurídico gratuito aos comerciários, assistência da segurança e medicina do trabalho e a renovação de nossas parcerias com empresas conveniadas que proporcionam descontos e vantagens para associados. Vamos continuar unidos nessa luta fazendo prevalecer "A Força do Comerciário"!
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.