Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Campanha Salarial dos comerciários tem início com Assembleia Virtual
por Gabriella Oliveira | Sindicato aposta na valorização da Convenção Coletiva para garantir direitos.
Na última quinta-feira (02) aconteceu a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2021/2022 dos comerciários de Porto Alegre através da plataforma digital Zoom.
A mesa virtual de trabalhos foi composta pelo Presidente Nilton Neco, Secretário-geral Claudio Janta, Tesoureiro Américo Cordeiro, Assessora Jurídica do Sindec-POA, advogada Carmem Pinto, Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazuí e Economista do DIEESE, Ricardo Franzoi.
Os trabalhos foram iniciados com a fala do economista apresentando indicadores que vão nortear a negociação salarial deste ano. "Estamos passando por um período que chamamos de paradoxo da recuperação da economia. Se por um lado o PIB subiu, a taxa de desocupação também. Precisamos de políticas econômicas que ajudem a mudar essa situação, com aumento de postos de trabalho e valorização dos salários. Nesse contexto o papel dos sindicatos é fundamental", reforçou Franzoi.
Ele ainda apresentou um histórico das negociações do Sindec-POA nos últimos 15 anos, que conquistou reajustes e pisos superiores à soma da inflação, além de benefícios da Convenção Coletiva que boa parte de acordos e a própria CLT não contemplam.
Na sequência, foi discutida e aprovada por unanimidade a pauta de reivindicações que apresenta mais de 100 cláusulas, dentre elas:
Correção salarial com recomposição de 100% do INPC;
Aumento real de 2%;
Piso de R$ 2.500,00;
Adicional de hora extra de 100%;
Auxílio alimentação e refeição;
Manutenção da cláusula que trata sobre o trabalho remoto, home office ou coworking;
Auxílio acidente e/ou Covid-19
Licença vacinação Covid-19, entre outras.
O tesoureiro Américo Cordeiro também apresentou a proposta de manutenção da contribuição negocial salientando a importância da arrecadação para manter o sindicato. "Sem o aporte financeiro não haveria sindicato e, por consequência, Convenção Coletiva, que garante direitos não assegurados por lei", frisou.
Os trabalhadores têm percebido a importância do sindicato, sobretudo nos últimos dois anos em que fomos afetados pela pandemia. Felizmente conseguimos manter nossa equipe trabalhando na fiscalização, instituímos um protocolo próprio de segurança contra a Covid-19 orientando as empresas, conseguimos firmar acordos para garantir os empregos mesmo no auge da pandemia, dentre outras lutas. E isso só acontece com a contribuição, pois sem ela não conseguiríamos manter toda a estrutura. Vamos continuar firmes na nossa luta e contamos com o apoio de toda a categoria para conseguirmos êxito em mais essa Campanha Salarial", finalizou o Presidente Neco.
Encerrando os trabalhos os comerciários votaram e concordaram, por unanimidade, em transformar a Assembleia em referendária. O referendo acontecerá de forma virtual. Até o dia 20 de setembro a categoria poderá votar nos itens debatidos através do site https://assembleia.sindec.org.br.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.