Campanha Salarial dos comerciários tem início com Assembleia Virtual
Assembleia virtual

Sindicato aposta na valorização da Convenção Coletiva para garantir direitos

Na última quinta-feira (02) aconteceu a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2021/2022 dos comerciários de Porto Alegre através da plataforma digital Zoom.

A mesa virtual de trabalhos foi composta pelo Presidente Nilton Neco, Secretário-geral Claudio Janta, Tesoureiro Américo Cordeiro, Assessora Jurídica do Sindec-POA, advogada Carmem Pinto, Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazuí e Economista do DIEESE, Ricardo Franzoi.

Os trabalhos foram iniciados com a fala do economista apresentando indicadores que vão nortear a negociação salarial deste ano. “Estamos passando por um período que chamamos de paradoxo da recuperação da economia. Se por um lado o PIB subiu, a taxa de desocupação também. Precisamos de políticas econômicas que ajudem a mudar essa situação, com aumento de postos de trabalho e valorização dos salários. Nesse contexto o papel dos sindicatos é fundamental”, reforçou Franzoi.

Ele ainda apresentou um histórico das negociações do Sindec-POA nos últimos 15 anos, que conquistou reajustes e pisos superiores à soma da inflação, além de benefícios da Convenção Coletiva que boa parte de acordos e a própria CLT não contemplam.

Na sequência, foi discutida e aprovada por unanimidade a pauta de reivindicações que apresenta mais de 100 cláusulas, dentre elas:

• Correção salarial com recomposição de 100% do INPC;
  • Aumento real de 2%;
  • Piso de R$ 2.500,00;
  • Adicional de hora extra de 100%;
  • Auxílio alimentação e refeição;
  • Manutenção da cláusula que trata sobre o trabalho remoto, home office ou coworking;
  • Auxílio acidente e/ou Covid-19
  • Licença vacinação Covid-19, entre outras.

O tesoureiro Américo Cordeiro também apresentou a proposta de manutenção da contribuição negocial salientando a importância da arrecadação para manter o sindicato. “Sem o aporte financeiro não haveria sindicato e, por consequência, Convenção Coletiva, que garante direitos não assegurados por lei”, frisou.

“Os trabalhadores têm percebido a importância do sindicato, sobretudo nos últimos dois anos em que fomos afetados pela pandemia. Felizmente conseguimos manter nossa equipe trabalhando na fiscalização, instituímos um protocolo próprio de segurança contra a Covid-19 orientando as empresas, conseguimos firmar acordos para garantir os empregos mesmo no auge da pandemia, dentre outras lutas. E isso só acontece com a contribuição, pois sem ela não conseguiríamos manter toda a estrutura. Vamos continuar firmes na nossa luta e contamos com o apoio de toda a categoria para conseguirmos êxito em mais essa Campanha Salarial”, finalizou o Presidente Neco.

Encerrando os trabalhos os comerciários votaram e concordaram, por unanimidade, em transformar a Assembleia em referendária. O referendo acontecerá de forma virtual. Até o dia 20 de setembro a categoria poderá votar nos itens debatidos através do site https://assembleia.sindec.org.br.