Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec conclui negociação e mantem direitos com a Convenção Coletiva
por Gabriella Oliveira | Pisos e salários serão reajustados com a reposição total da inflação (INPC).
Durante as nove décadas de funcionamento do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, muitos momentos desafiadores marcaram a nossa trajetória, a exemplo da aprovação da Reforma Trabalhista, em 2017, que precarizou as relações de trabalho e retirou a obrigatoriedade das contribuições, uma tentativa de acabar com os sindicatos e enfraquecer a luta dos trabalhadores.
Os últimos anos não foram diferentes. O comércio ainda sofre com as consequências da maior crise sanitária e econômica enfrentada durante a pandemia, resultante de um governo despreparado e que menosprezou os impactos sofridos, sobretudo, por aqueles mais necessitados.
Diante de tantos desafios e de um contexto ainda não favorável à economia, termos conseguido nessa Campanha Salarial, a reposição total da inflação (INPC), garantindo um reajuste de 6,46% nos pisos e salários (que já será aplicado sob a forma de abono de novembro a dezembro), a manutenção dos empregos e a renovação da Convenção Coletiva com todos os setores empresariais, demonstra a representatividade, a força e a união que o Sindec tem, independentemente de todas as dificuldades enfrentadas ao longo dos últimos anos.
Representatividade essa, que faz com que importantes conquistas sejam mantidas, como as cláusulas de quebra-de-caixa, quinquênio, auxílio creche, Dia do Comerciário, teletrabalho na pandemia, dentre outras.
Novidade
Nesse ano ainda temos a novidade da cláusula do "Divulgador Digital". Visto que o mundo do trabalho vem passando por significativas mudanças devido a transformação tecnológica, sobretudo no que diz respeito às modalidades de trabalhos digitais, que se consolida com o crescimento do trabalho de divulgador em plataformas digitais de consumo, o Sindec e as entidades patronais irão instituir um Grupo de Trabalho, objetivando discutir possíveis cláusulas negociais dispondo sobre as relações de trabalho do divulgador em plataformas digitais de consumo. O objetivo é tentar regularizar a representação desses trabalhadores e garantir-lhes a extensão dos direitos negociados.
As entidades ainda manterão um fórum permanente de discussões para definição de ações conjuntas com vistas ao crescimento da atividade comercial e preservação de empregos durante a pandemia.
Quem une, conquista!
Vale lembrar que, tudo isso, que hoje parece algo surgido do nada e que sempre existiu, foi conquistado com muita garra, união e contribuições.
Continuamos nossa luta na defesa dos comerciários e comerciárias de Porto Alegre, com a esperança da retomada da economia e de políticas que favoreçam a classe trabalhadora. Continuaremos com nossa mesma postura combativa, trabalhando ativamente para que a Convenção Coletiva seja cumprida, os direitos da categoria respeitados e para que possamos comemorar ainda muitas conquistas juntos!
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.