Categoria aprova previsão do orçamento para 2025
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
O setor do comércio vivencia ainda os efeitos da crise iniciada pela pandemia há dois anos. Em meio a políticas governamentais ineficientes e a falta de incentivos para a retomada da economia, o sindicato concluiu mais uma Campanha Salarial com o saldo positivo para os trabalhadores, focando na manutenção da Convenção Coletiva e Acordos, que mantém direitos e muitos benefícios não assegurados pela própria CLT.
Foi conquistado a recomposição integral da inflação (11,08%) que deverá incidir sobre os salários resultantes da aplicação da Convenção anterior. Ainda houve a manutenção de importantes cláusulas, como quebra-de-caixa, quinquênio, Dia do Comerciário, teletrabalho na pandemia, dentre outras.
Neste ano, as Convenções e Acordos Coletivos têm dois formatos:
1) Setores considerados não essenciais:
REAJUSTE SALARIAL: reajustes em 1º de novembro de 2021, no percentual de 5,39%, a incidir sobre os salários resultantes da Convenção Coletiva de Trabalho ora revista. Em 1º de maio de 2022 os salários terão novo reajuste totalizando 11,08%.
2) Setores considerados essenciais:
REAJUSTE SALARIAL: reajuste em 1º de novembro de 2021, no percentual de 5,39% que incidirá sobre os salários de 1º de novembro de 2020, resultante da convenção coletiva ora revista. Em 1º de janeiro de 2022 os salários serão majorados no totalizando o percentual de 11,08%.
Para o setor de Funerárias, será concedido o reajuste integral de 11,08% nos pisos e salários em 01 de novembro.
PRÊMIOS DE DOMINGOS E FERIADOS: Os valores dos prêmios de domingos e feriados serão corrigidos em 01/01/2022 com 50% do INPC de JAN a DEZ/2021 e em 01/05/2022 com 50% do INPC de JAN a DEZ/2021.
Acesse as Convenções Coletivas de cada setor.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
Empresas não podem abrir sem acordo.
Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.