Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Em assembleia, comerciários de Porto Alegre aprovam pauta da Campanha Salarial
por Régis Araújo | Participe e ganhe! Não é promoção, é união.
Na noite da última quinta-feira (30), ocorreu a assembleia geral da Campanha Salarial 2018/2019 na sede do Sindec-POA. Na ocasião os comerciários aprovaram a pauta de reivindicações composta por mais de 100 cláusulas econômicas e sociais.
A assembleia foi coordenada pelo Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, com o auxílio do tesoureiro Américo Cordeiro. Também compuseram os trabalhos a advogada Carmen Pinto e o Presidente em exercício da Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS (Fetracos-RS), Dionísio Mazuí.
Na sequência a economista do DIEESE, Daniela Sandi, apresentou um panorama das negociações e destacou a importância do setor para a economia lembrando que nos últimos anos, além da garantir a inflação do período (que repõe o poder de compra) o Sindec conquistou também aumentos reais (reajustes acima da inflação), ampliando o poder aquisitivo dos salários dos comerciários. Nos pisos, esses aumentos foram ainda maiores.
Em seguida o tesoureiro Américo Cordeiro apresentou algumas das 121 cláusulas que compõe a pauta da categoria. Dentre elas, correção salarial com reposição da inflação; aumento real de 2% e piso salarial de R$2.500,00.
Com a data base em 1º de novembro e representando aproximadamente 100 mil comerciários, a Campanha Salarial tem o mote "Participe e ganhe! Não é promoção, é união", abordando a importância da mobilização da categoria diante do contexto econômico vivenciado desde a aprovação da Reforma Trabalhista que, em novembro, completará um ano em vigor. O momento é de conscientização dos trabalhadores de que unidos serão mais fortes para obter melhores conquistas.
A categoria também concordou em transformar a assembleia em referendaria, ou seja, a partir desta data, urnas passarão nas empresas coletando os votos dos comerciários que não puderam comparecer na assembleia.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.