Em assembleia, comerciários de Porto Alegre aprovam pauta da Campanha Salarial
Régis Araújo
Assembleia dos comerciarios

Participe e ganhe! Não é promoção, é união

Na noite da última quinta-feira (30), ocorreu a assembleia geral da Campanha Salarial 2018/2019 na sede do Sindec-POA. Na ocasião os comerciários aprovaram a pauta de reivindicações composta por mais de 100 cláusulas econômicas e sociais.

A assembleia foi coordenada pelo Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, com o auxílio do tesoureiro Américo Cordeiro. Também compuseram os trabalhos a advogada Carmen Pinto e o Presidente em exercício da Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS (Fetracos-RS), Dionísio Mazuí.

Na sequência a economista do DIEESE, Daniela Sandi, apresentou um panorama das negociações e destacou a importância do setor para a economia lembrando que nos últimos anos, além da garantir a inflação do período (que repõe o poder de compra) o Sindec conquistou também aumentos reais (reajustes acima da inflação), ampliando o poder aquisitivo dos salários dos comerciários. Nos pisos, esses aumentos foram ainda maiores.

Em seguida o tesoureiro Américo Cordeiro apresentou algumas das 121 cláusulas que compõe a pauta da categoria. Dentre elas, correção salarial com reposição da inflação; aumento real de 2% e piso salarial de R$2.500,00.

Veja o documento completo aqui!

Com a data base em 1º de novembro e representando aproximadamente 100 mil comerciários, a Campanha Salarial tem o mote “Participe e ganhe! Não é promoção, é união”, abordando a importância da mobilização da categoria diante do contexto econômico vivenciado desde a aprovação da Reforma Trabalhista que, em novembro, completará um ano em vigor. O momento é de conscientização dos trabalhadores de que unidos serão mais fortes para obter melhores conquistas.

A categoria também concordou em transformar a assembleia em referendaria, ou seja, a partir desta data, urnas passarão nas empresas coletando os votos dos comerciários que não puderam comparecer na assembleia.