Negociação do Sindec garante empregos e se adequa a nova realidade da pandemia
Banner da campanha salarial

.

O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio concluíram a negociação coletiva de renovação das convenções e acordos coletivos da categoria. Os acordos serão assinados no início da próxima semana.

Nas atividades essenciais – supermercados, farmácias, atacadistas de material de construção, madeiras, álcool e bebidas, e drogas e medicamentos – os salários e os pisos salariais serão corrigidos em novembro pelo INPC dos últimos doze meses.

Nas atividades não essenciais do setor atacadista, lojista em geral e ópticos – aquelas mais afetadas pela pandemia - salários e pisos não serão alterados, estando programada nova rodada de negociação em março de 2021.

Também receberam tratamento diferenciado os lojistas de material de construção, eletrodomésticos e computadores. Neste caso, o reajuste em novembro será de 50% do INPC, sendo o índice complementado em março de 2021.

Os prêmios para domingos e feriados e vale refeição nestas datas, em todas as atividades, permaneceram inalterados e serão renegociados em março de 2021.

O trabalho em feriados com empregados continua proibido, agora também nos supermercados. Somente empresas que celebrarem acordo coletivo com a participação do sindicato empresarial estarão autorizadas, o que garante benefícios aos trabalhadores não previstos por lei.

A grande novidade da negociação foi a regulamentação do teletrabalho no setor. Segundo o Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, a entidade buscou regras previstas no Código de Trabalho português e nas recomendações da Organização Internacional do Trabalho para construir um regramento que proteja os comerciários e dê segurança jurídica aos empresários. O Presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, disse que o teletrabalho é uma realidade no setor, principalmente nos setores administrativos e nas atividades meio e que era grande o interesse dos lojistas na sua regulamentação.

O advogado Flávio Obino Filho que representou as entidades empresariais na negociação disse que as maiores empresas varejistas do país acompanharam as negociações e ele destaca como grandes avanços a regulamentação do teletrabalho híbrido em que o empregado trabalha em determinados dias em casa e em outros em unidade da empresa, bem como a possibilidade do estabelecimento, se for de interesse das partes, de controle horário no teletrabalho, com adoção de mecanismos alternativos de controle como o ponto por exceção, por aplicativo móvel, ou mesmo a partir da conexão com os equipamentos da empresa. Nestes casos havendo horas além da jornada contratual serão pagas como extras. A regra geral de que caso não tenha ajuste em contrário o teletrabalho não terá controle de jornada, não gerando pagamento de horas extras, foi mantido.