Foi dada a largada para a Campanha Salarial 2022/2023
as

"Fortalecer para avançar" é o tema da Campanha deste ano

Na última quinta-feira (01) aconteceu a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2022/2023 dos comerciários de Porto Alegre, nesse ano com o tema “Fortalecer, para avançar”. O evento aconteceu de forma híbrida, com encontro presencial e online.

A mesa de trabalhos foi composta pelo Presidente Nilton Neco, Tesoureiro Américo Cordeiro, Assessora Jurídica do Sindec-POA, advogada Carmem Pinto, Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazuí e Economista do DIEESE, Ricardo Franzoi.

“É importante destacar que é um momento significativo para os trabalhadores, em razão das dificuldades que enfrentamos. Muitas perdas, flexibilização de direitos, desmonte da estrutura sindical orquestrada pelo governo; o que prejudica a classe trabalhadora. Isso nos faz pensar na importância dos sindicatos. Inclusive as últimas pesquisas apontam que os trabalhadores estão confiando mais nas entidades sindicais. É o momento de se mobilizar, pois a negociação coletiva é uma importante ferramenta que os sindicatos possuem”, destacou Dionísio Mazuí.

Na sequência, Franzoi iniciou as apresentações mostrando indicadores que vão nortear a negociação salarial deste ano. Ele ainda apresentou um histórico das negociações do Sindec-POA nos últimos 15 anos, que conquistou reajustes e pisos superiores à soma da inflação, além de benefícios da Convenção Coletiva que boa parte de acordos e a própria CLT não contemplam.

Em seguida foi discutida e aprovada a pauta de reivindicações que apresenta mais de 100 cláusulas, dentre elas:

• Correção salarial com recomposição de 100% do INPC;

• Aumento real de 2%;

• Piso de R$ 2.900,00;

• Adicional de hora extra de 100%;

• Auxílio alimentação e refeição;

• Manutenção da cláusula que trata sobre o trabalho remoto, home office ou coworking;

• Anuênio

• Proibição do exercício de dupla função, entre outras

O tesoureiro Américo Cordeiro também apresentou a proposta de manutenção da contribuição negocial salientando a importância da arrecadação para manter o sindicato.

“O sindicato só vai sobreviver com a contribuição do trabalhador. É ele quem precisa manter viva a sua entidade para ser representado na busca por seus direitos, frizou.

“Desde o início da pandemia sentimos as dificuldades, sobretudo o nosso setor. Aos poucos está acontecendo uma recuperação, mas ainda lidamos com a inflação alta, alto índice de desempregos, pobreza e uma série de fatores que influenciam na negociação. Por isso, precisamos nos fortalecer. A mobilização de todos e fundamental para avançar e garantirmos mais uma vez os empregos e a manutenção das conquistas da categoria”, finalizou o Presidente Neco.

Encerrando os trabalhos os comerciários votaram e concordaram, por unanimidade, em transformar a Assembleia em referendária. O referendo acontecerá de forma virtual e com urnas passando nos locais de trabalho. Até o dia 19 de setembro a categoria poderá votar nos itens debatidos através do site da assembleia