Abertura Congresso Estadual da Força Sindical RS
Américo Cordeiro

Sindec participa da atividade.

A unidade das centrais sindicais foi unânime nas falas dos dirigentes sindicais na abertura do 6º Congresso Estadual da Força Sindical-RS, na manhã desta sexta-feira, 29. Janta, defendeu a qualificação profissional, como o passaporte para o emprego certo. “É preciso investir prioritariamente na educação básica e, principalmente, na qualificação profissional. É decisivo agregar valor à produção, qualificar o emprego, garantir satisfação profissional e elevar a autoestima dos trabalhadores”, disse.

A mesa foi composta pelo presidente da Central, Clàudio Janta, João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário –geral da Força Sindical Nacional; Geraldino, dirigente da Força Nacional; o senador Paulo Paim; Nilton Neco, secretário de Relações Internacionais da Força Sindical; o deputado estadual Raul Carrion, representando o parlamento gaúcho; Álvaro Boessio, dirigente da Força Sindical-RS e deputado Estadual, Francisco Dal Pra, presidente da Força Sindical Rio de Janeiro;Luiz Muller, da Delegacia Regional do Trabalho-RS; Celso Woyciechowski, presidente da CUT-RS e Adão Haggstram, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados – RS.

Manter o rumo do país no caminho certo com a unicidade das centrais sindicais e o fortalecimento do movimento, foi destaque na fala do secretário-geral da Força Nacional, Juruna.  O sindicalista, destacou ainda a posição da Central em apoio a Dilma. “Vamos seguir mudando o Brasil com a companheira Dilma, para o bem dos trabalhadores brasileiros”, disse.

Geraldino, destacou que a Central precisa crescer nos Estados e fortalecer cada vez mais a defesa do mundo do trabalho.

Paulo Paim, fez um apelo para a Força Sindical. “Quero que vocês, uma das maiores centrais sindicais, encaminhem novamente a questão do famigerado fator previdenciário. Precisamos intensificar essa luta. Vamos juntos construir uma alternativa para este câncer seja sanado nesse novo governo que se inicia com a companheira Dilma”, falou entusiasmado.

O secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e presidente do Sindec Porto Alegre, informou que o movimento sindical brasileiro tem feito a diferença no exterior. “A nossa unidade só tem a contribuir para o fortalecimento das nossas ações e representatividade”.

O presidente da Central, sintetizando a posição do conjunto da mesa ratificou a importância de eleger Dilma Rousseff. “Para garantir a qualificação profissional e o crescimento do Brasil, para finalizar, reafirmamos nosso compromisso com o projeto de desenvolvimento que vem sendo implementado pelo presidente Lula. Sem qualquer dúvida ou vacilação política, e pelo bem dos trabalhadores gaúchos e brasileiro”. Este também foi o sentimento e defesa de todos os sindicalistas da mesa.