Trabalho temporário deverá ter 8,6 mil vagas
Régis Araújo

Cerca de 8,6 mil trabalhadores temporários. Essa é a previsão de contratação de mão-de-obra para reforçar as empresas nas festas de fim de ano no Rio Grande do Sul, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). Em todo o Brasil, esse número será de 123 mil.

Com tantas chances por vir, o melhor a fazer agora ? enquanto as empresas ainda não começaram as seleções de pessoal ?, é preparar-se para disputar uma dessas vagas.

? Muitas pessoas têm preconceito com vagas temporárias, o que é uma bobagem. Elas são chances para as pessoas mostrarem seu trabalho ? diz a diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos e da agência RH Brasil, Simone Kramer Silva.

Ela afirma que, além de enriquecer qualquer currículo, o trabalho temporário é uma porta para a vaga efetiva, como mostram os números da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre. Segundo a CDL, geralmente 20% dos funcionários temporários são efetivados após o término do contrato.

É o que acontece nas lojas Gang, conforme a responsável pela Gestão de Pessoas da empresa, Eneida Betim. Em 2008, o índice de efetivação de temporários nas lojas da Grande Porto Alegre foi até maior do que a média da CDL.

• Mais chances para cobrir férias

? Ficamos com 27% dos temporários, ou seja, 25 funcionários seguem conosco desde o fim de 2008. Se o temporário mostrar-se competente, ficamos com ele para cobrir férias de empregados. Se ele superar outros que estão há mais tempo, podemos até contratá-lo para substituí-los ? argumenta Eneida.

Receita de sucesso: disposição e boa-vontade

A expectativa da Gang para o final deste ano é de, como em 2008, contratar 90 funcionários temporários nas 13 lojas de Porto Alegre e Região Metropolitana ? que representam 77% a mais no quadro fixo de 116 empregados. Mas a data de início da seleção ainda não foi definida.

Em 18 de novembro do ano passado, Rodrigo Faleiro Kroeff, 20 anos, entrou como estoquista temporário da loja do Praia de Belas, junto a outros três colegas. Ele conta que se dedicou muito, ficando diariamente duas horas a mais no trabalho, mostrando disposição e boa-vontade.

• Garantia de vaga na volta da praia

Em fevereiro deste ano, atuou em Capão da Canoa e, na volta da praia, o emprego estava garantido: foi efetivado e, ainda por cima, ganhou 15 dias de folga pela dedicação.

? Eu não parava um minuto, sempre fui esforçado. O emprego temporário te ensina muito, mesmo que tu não fiques na empresa, é um aprendizado, uma forma de tu testares se gosta mesmo daquele tipo de trabalho ou se prefere outra coisa ? comenta Rodrigo.

E ele adora o que faz: segue sendo estoquista, agora, na loja do shopping Bourbon Ipiranga. Mas, estudante universitário de Educação Física, faz planos para o futuro:

? Depois que me formar, quero montar uma academia. É o meu sonho.

Qualificação em novembro

Segundo a Asserttem, há dois perfis de funcionários que disputam vagas temporárias: os que esperam ficar no emprego e os que procuram apenas uma renda extra no final do ano. Entre as funções mais pedidas para a época estão fiscais de loja, empacotadores, atendentes, estoquistas, etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliar de crédito, analista de crédito e Papai Noel.

Para auxiliar na qualificação, a CDL da Capital vai realizar, pelo terceiro ano consecutivo, o workshop Talento do Varejo, possivelmente em novembro.

• Vagas ficarão entre cem e 150

O número de vagas deve ficar entre cem e 150, e o curso, de dois dias, preparatório às vagas de fim de ano, é gratuito. A seleção ocorrerá em outubro, mas a data ainda não foi definida.

A CDL não tem expectativa sobre quantos temporários serão contratados na Capital. Os recrutamentos devem começar entre o final de outubro e o início de novembro.

Fonte: Diário Gaúcho - 08/09/2009