Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Sancionada lei que prevê retorno das grávidas ao trabalho presencial após vacinação

por |
gestante
Confira orientação do Sindicato sobre o tema.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com veto, a Lei 14.311/22, que muda regras sobre o trabalho de gestantes durante a pandemia, prevendo sua volta ao regime presencial após imunização. A lei é fruto do projeto 2058/21, do deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO), aprovado em fevereiro.

Publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10), a nova norma muda a Lei 14.151/21, que garantiu o afastamento da gestante do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública do novo coronavírus.

A nova norma prevê que, salvo se o empregador optar por manter a gestante em teletrabalho com remuneração integral, a empregada gestante deverá retornar à atividade presencial nas seguintes hipóteses:

O presidente vetou o trecho da lei que previa salário-maternidade, desde o início do afastamento até 120 dias após o parto, para gestantes que iniciaram a imunização, mas ainda não tomaram a segunda dose da vacina e fazem funções consideradas "incompatíveis" com o trabalho remoto, e teriam sua gravidez considerada de risco. Além disso, vetou o recebimento de salário-maternidade na hipótese de interrupção de gestação.

ATENÇÃO PARA A ORIENTAÇÃO DO SINDEC-POA

Mesmo a Lei prevendo o retorno imediato após a vacinação, o Sindec-POA orienta que haja uma comunicação prévia para que a trabalhadora possa se programar e adaptar à nova rotina.

Orientamos o prazo de 48 horas para retorno a função para que a empresa possa ajustar questões como vale transporte, verificar a situação da vacinação da trabalhadora para poder enaminhá-la para a função de origem ou, em caso da existência de laudo de risco, realizar o afastamento junto ao INSS se necessário", destaca Bruna Silva, responsável pelo setor de Segurança e Medicina do Trabalho.

Bruna ainda reforça que o Sindec está inteiramente à disposição das trabalhadoras para esclarecimento de dúvidas e mediação com seus empregadores caso seja necessário.

Fonte: Agência Câmara de Notícias com informações do Sindec-POA

Notícias

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias