
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Encerrou na última quarta-feira (24) os debates da Mesa Nacional de Negociação sobre o trabalho no comércio em feriados. O grupo composto pelo governo, empresários e representantes dos trabalhadores chegou a um acordo que será publicado em nova portaria pelo Ministério do Trabalho nas próximas semanas.
Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o texto da nova portaria vai discriminar quais atividades precisarão ou não de acordo coletivo para funcionamento aos feriados.
Há um entendimento entre as bancadas de trabalhadores e empregadores que será encaminhado ao governo em portaria, (...) de quais atividades que estão excepcionalizadas e quais atividades que têm a obrigatoriedade de ter convenção coletiva para funcionar aos feriados", explicou Marinho.
De acordo com o Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que participou ativamente da Mesa de Negociação representando os comerciários da Força Sindical; farmácias, postos de gasolina, hotéis, bares e restaurantes, dentre outras atividades que serão descritas em portaria, farão parte da exceção. Já supermercados, lojas de conveniências, lojas em aeroportos e portos, bomboniere e comércio em geral, estão condicionadas à Convenção Coletiva de cada categoria.
Foi um período de debate muito positivo e fundamental para que conseguíssemos chegar a um acordo benéfico para o nosso setor; garantindo o crescimento da economia sem deixar de resguardar os direitos da categoria", reforçou Neco.
Com informaçõoes do G1
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.