Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Claudio Janta solicita inclusão da categoria no grupo prioritário da vacinação
por Régis Araújo | O Vereador Claudio Janta, Secretário-geral licenciado do Sindec-POA, expressa sua preocupação com os comerciários; categoria a qual representa.
Em ofício encaminhado ao Prefeito de Porto Alegre na tarde da última quinta-feira (20), o Vereador Claudio Janta, Secretário-geral licenciado do Sindec-POA, expressa sua preocupação com os comerciários; categoria a qual representa, visto que a mesma está fora das primeiras etapas de vacinação.
No documento, o vereador solicita a inclusão dos trabalhadores do setor, - dos serviços considerados essenciais-, no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19.
Todas as manifestações sempre dizem respeito a "Economia x Saúde", os comerciários estão na linha de frente da economia, aliás, estiveram durante o pior momento da doença onde o lockdown fechava tudo e os valorosos trabalhadores lá estavam para o atendimento em farmácias, supermercados e tantos outros estabelecimentos que por lei puderam funcionar. Por isso, rogamos que esta parte significativa da sociedade possa ser imunizada junto aos grupos prioritários", argumenta.
O Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, reforça o compromisso do sindicato com a categoria.
Desde o início da pandemia trabalhamos incansavelmente zelando pela saúde e segurança dos comerciários. Essa é mais uma etapa da nossa luta. Vamos continuar somando forças para garantir o reconhecimento que a categoria merece", finaliza.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.