Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Em reunião com o Prefeito, Sindec cobra agilidade na vacinação da categoria
por Gabriella Oliveira | Os diretores ainda relataram a dificuldade que a categoria tem enfrentado com os horários de ônibus.
Na manhã desta segunda-feira (26), em reunião com o Prefeito Sebastião Melo e seu grupo de secretários, a diretoria do Sindec debateu importantes pautas para a categoria comerciária.
Na oportunidade, o Presidente Nilton Neco, o Secretário-geral Claudio Janta e Tesoureiro Américo Cordeiro, cobraram uma posição da Prefeitura em relação à solicitação que o Sindec fez à Prefeitura antes mesmo que a vacinação contra a Covid-19 fosse iniciada no país, para incluir os comerciários nos grupos prioritários.
Os diretores ainda relataram a dificuldade que a categoria tem enfrentado com os horários de ônibus, pois quase não existem linhas para àqueles que trabalham até tarde, como os funcionários de mercados, farmácias e shoppings. Ainda foi solicitado para a Prefeitura, a ampliação dos horários das creches comunitárias, para atender a demanda de horários da categoria comerciária.
Nossa missão como sindicato é sempre buscar o melhor para os trabalhadores. Em 89 anos de atuação o Sindec sempre manteve esse trabalho constante e, agora, diante de uma pandemia, não é diferente. Além da nossa luta pela manutenção dos empregos diante da crise econômica decorrente da atual conjuntura, nossa prioridade também passou a ser a saúde e segurança da categoria comerciária que sempre esteve na linha de frente nos serviços considerados essenciais. Desde o início da pandemia nossa luta passou a ser a vacinação da categoria, pois entendemos que essa é a única maneira eficaz de combatermos o vírus e proteger os trabalhadores", afirma Neco.
Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.