Termina a greve na Caixa
Régis Araújo

As agências da Caixa Econômica Federal (CEF) retomaram hoje o atendimento à população em todo o país. O fim da greve dos funcionários da instituição foi aprovado em assembléias realizadas em quase todos os estados.

A paralisação, que durou sete dias, interrompeu negócios do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pagamentos de aposentados, do PIS, do programa Bolsa-Família, operações do FGTS, empréstimos de penhor, financiamentos imobiliários, seguro-desemprego, lotecas, entre outros serviços.

A categoria decidiu aceitar a proposta da Caixa, que ofereceu participação nos lucros, o que beneficiará os técnicos bancários. Eles correspondem a 50% do quadro de pessoal e recebem os salários mais baixos. Na assembléia de ontem, em Porto Alegre, os bancários aprovaram a proposta da CEF de 6% de reajuste salarial (4,82% da inflação mais 1,13% de aumento real) e a 13ª cesta-alimentação. A convenção será assinada amanhã. Os salários com correção e 60% da participação nos lucros ou resultados (PLR) serão pagos daqui a dez dias.