Smic reúne centenas de trabalhadores em busca de qualificação

O objetivo foi divulgar as ações de qualificação profissional.

Cerca de 400 trabalhadores lotaram o auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) nesta terça-feira, 26, em busca de qualificação profissional. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), marcou a abertura dos cursos do Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq) e do Plano Setorial de Qualificação Nacional (Planseq). O encontro contou com a presença do titular da Smic, Valter Nagelstein, do superintendente Regional do Trabalho, Heron de Oliveira, do presidente da Comissão Municipal do Emprego (CME), Bonifácio de Bróbio, e das entidades executoras dos cursos (Senac, Senai, Iedes).

O objetivo foi divulgar as ações de qualificação profissional promovidas pela secretaria, apresentar a realidade do mercado de trabalho em Porto Alegre e identificar afinidades a fim de direcionar o trabalhador para o curso mais adequado.

De acordo com o secretário da Smic, Valter Nagelstein, esta é a primeira vez que a Secretaria promove este tipo de encontro. "Existe muita evasão durante a realização dos cursos. Portanto, realizamos este evento com o objetivo de mostrar um pouco da realidade do mercado de trabalho. A nossa tarefa como agentes públicos é dar condições, buscar parceiros, mas o crescimento dependerá da força e energia de cada um", destaca.

O Planteq oferecerá durante este ano 730 vagas para cursos de qualificação profissional em diversas áreas. Os cursos têm carga horária média de 200 horas/aula e oferecem vale-transporte e lanche para todos os alunos. As inscrições ainda podem ser feitas no Sine Porto Alegre (avenida Mauá, 1013 - Centro Histórico), das 8h às 17h. As inscrições para os cursos do Planseq (Bolsa Família) na área da construção civil também podem ser feitas no Sine Porto Alegre.

Fonte: Smic