Shoppings ampliam horário de atendimento até o Natal
Régis Araújo

O final de semana foi movimentado nos shopping centers da Capital, mas o pico de público e de vendas em dezembro ainda é esperado pelos lojistas. A previsão é que o maior movimento ficará para as duas semanas anteriores ao Natal.

O final de semana foi movimentado nos shopping centers da Capital, mas o pico de público e de vendas em dezembro ainda é esperado pelos lojistas. A previsão é que o maior movimento ficará para as duas semanas anteriores ao Natal. Mesmo assim, os shoppings preparam-se para receber multidões nas próximas semanas e já anunciaram a ampliação dos seus horários de atendimento. Sábado e ontem, a coincidência, para muitos, entre pagamento da primeira parcela do 13º salário com os vencimentos do salário de novembro levou milhares de pessoas aos centros de compra.

No Shopping Total, do dia 7 até 22 de dezembro, as lojas ficarão abertas até as 23h, de segundas a sextas-feiras. Nos domingos, o horário será das 12h às 22h. No Rua da Praia, as 130 lojas na última semana de dezembro receberão consumidores até as 22h e abrirão nos dois domingos anteriores ao Natal. Já no Iguatemi, entre os dias 1º e 7 de dezembro, o atendimento será feito das 10h às 22h30min, e dos dias 9 a 22 deste mês, até as 23h.

Nos domingos, os estabelecimentos funcionarão até as 22h. No Shopping Praia de Belas, entre os dias 1º e 13, as lojas atenderão no horário entre as 10h e às 22h, e dos dias 14 até 23 de dezembro, o horário de funcionamento será das 9h às 23h.

De acordo com a gerente de Marketing do Total, Silvia Lemos, o crescimento de vendas deste ano será 20% superior ao do Natal de 2006. O presidente da Associação dos Lojistas, Rogério Sperb, prevê uma alta de 7% em relação ao Natal do ano passado para o Rua da Praia.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Vilson Nöer, também aposta em crescimento do comércio no período. Ele estima cerca de R$ 1 bilhão em vendas na Capital. Lojas em bairros da zona Norte ? na avenida Assis Brasil ?, Azenha e na avenida Nilo Peçanha já começaram a atender clientes no domingo. Em Porto Alegre, o comércio lojista já contratou, temporariamente, mais de 4 mil trabalhadores. Na média geral, o faturamento médio das lojas da Capital neste Natal deverá crescer 7% sobre a data festiva de 2006, avalia Nöer.

O Sindicato dos Comerciários alerta, no entando, que apesar de o comércio estar aberto as regras para a carga horária dos comerciários não foi alterada. A lei prevê 7h20 de carga horária diária (44 horas semanais), com a possibilidade de duas horas extras, no máximo. Fique atento e denuncie quaisquer irregularidades.

Voltar pro topo