Projeto que restringe veículos no centro de Porto Alegre pode colocar comércio em risco
Ligiane Brondani

Na tarde desta quarta-feira (23/9), o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre discutiu a possibilidade de restringir o trânsito de veículos automotores na região central do município. Para o vereador Clàudio Janta, que também é secretário-geral do Sindec-POA, a iniciativa favorece os 18 shopping centers de Porto Alegre e pode ajudar a acabar com o pequeno comércio.

A medida é proposta no Projeto de Lei 302/13, do vereador Marcelo Sgarbossa, que está tramitando na ordem do dia do Legislativo Municipal. A área de restrição ao tráfego veicular, pela proposta, se daria no interior do quadrante delimitado pelas seguintes vias: Rua Caldas Júnior; Rua Siqueira Campos; Avenida Júlio de Castilhos; Rua Dr. Flores; Avenida Senador Salgado Filho; Rua Gen. Andrade Neves; Rua Gen. Câmara; e Rua dos Andradas.

"Nesta região, onde pulsa o pequeno comércio da nossa cidade, temos mais de 100 mil trabalhadores. Se acabarmos com a possibilidade de estacionar próximo a essas lojas, será mais uma mazela a ser enfrentada pelo pequeno comerciante. Loja de rua não tem banheiro para oferecer ao cliente, ou um segurança. O Shopping sim, já sai ganhando", observou o vereador Clàudio Janta.

O parlamentar reforçou que na região também existem creches, clínicas médicas e odontológicas, se fazendo necessário o transporte dos usuários, e reforçou que é preciso direcionar esforços para solucionar questões de mobilidade, não apenas restringir a circulação dos veículos. O projeto não chegou a ser votado nesta semana, mas continua em tramitação, na ordem do dia.