Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Projeto que restringe veículos no centro de Porto Alegre pode colocar comércio em risco
por Ligiane Brondani | A medida é proposta no Projeto de Lei 302/13, do vereador Marcelo Sgarbossa, que está tramitando na ordem do dia do Legislativo Municipal.
Na tarde desta quarta-feira (23/9), o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre discutiu a possibilidade de restringir o trânsito de veículos automotores na região central do município. Para o vereador Clàudio Janta, que também é secretário-geral do Sindec-POA, a iniciativa favorece os 18 shopping centers de Porto Alegre e pode ajudar a acabar com o pequeno comércio.
A medida é proposta no Projeto de Lei 302/13, do vereador Marcelo Sgarbossa, que está tramitando na ordem do dia do Legislativo Municipal. A área de restrição ao tráfego veicular, pela proposta, se daria no interior do quadrante delimitado pelas seguintes vias: Rua Caldas Júnior; Rua Siqueira Campos; Avenida Júlio de Castilhos; Rua Dr. Flores; Avenida Senador Salgado Filho; Rua Gen. Andrade Neves; Rua Gen. Câmara; e Rua dos Andradas.
Nesta região, onde pulsa o pequeno comércio da nossa cidade, temos mais de 100 mil trabalhadores. Se acabarmos com a possibilidade de estacionar próximo a essas lojas, será mais uma mazela a ser enfrentada pelo pequeno comerciante. Loja de rua não tem banheiro para oferecer ao cliente, ou um segurança. O Shopping sim, já sai ganhando", observou o vereador Clàudio Janta.
O parlamentar reforçou que na região também existem creches, clínicas médicas e odontológicas, se fazendo necessário o transporte dos usuários, e reforçou que é preciso direcionar esforços para solucionar questões de mobilidade, não apenas restringir a circulação dos veículos. O projeto não chegou a ser votado nesta semana, mas continua em tramitação, na ordem do dia.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.