Programa prevê inserir 100 mil mulheres no mercado de trabalho

O governo lançou na última quarta-feira (11) o programa Mulheres Mil, que pretende formar e inserir 100 mil mulheres no mercado de trabalho até 2014. Por meio de 13 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, um projeto piloto foi implantado em 2007 e atendeu mil mulheres em 13 Estados do Norte e Nordeste. Agora, será efetivado em todo o País e, ainda este ano, deve beneficiar 10 mil mulheres.

O Mulheres Mil, que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, pretende dar acesso à educação profissional mulheres em situação de vulnerabilidade social, como mães solteiras, ou chefes de família, que não tiveram oportunidade de estudar e que não estão inseridas no mercado formal. O programa é executado em parceria pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pelas secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres.

Capacitação - “O plano de enfrentamento à miséria identificou 16,2 milhões de pessoas que precisavam de um programa voltado para elas. A maioria é composta por mulheres, como chefes de família, negras e aquelas em situação de maior vulnerabilidade. Então, o Mulheres Mil dará capacitação para que elas possam entrar no mercado de trabalho”, explica a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Iriny Lopes.

Mais informações:

www.sepm.gov.br