Movimento sindical reforça luta contra acidentes nos locais de trabalho
Régis Araújo

Os acidentes de trabalho são a causa da morte de mais de dois milhões de trabalhadores em todo o mundo: três pessoas morrem a cada minuto. Apesar do Brasil ter sido o primeiro país a implantar, em 1972, um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho, o número de acidentes nos locais de trabalho ainda é assustador.

Por essa razão, a luta contra os acidentes e por um sistema adequado de prevenção ganha força, passando a ser uma das principais bandeiras do movimento sindical.

Na ofensiva contra os acidentes, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região realiza o Encontro por Segurança e Saúde, com integrantes de Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes). O objetivo é definir ações pelo fortalecimento da proteção individual e coletiva nos ambientes de trabalho. O evento será sábado (26), na sede do Sindicato, rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos, a partir das 9h30.

Cipeiros - Elenildo Queiroz Santos (Nildo), diretor do Sindicato, comenta: ?A produção nas empresas aumentou, mas a segurança deixa muito a desejar. No Encontro, vamos avaliar as dificuldades que os cipeiros encontram na luta permanente pelo trabalho decente?. A entidade também anuncia a criação de um 0800 especialmente para receber denúncias de acidentes e de situações inseguras nas empresas.

Energia - Já o presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Antonio Carlos dos Reis (Salim), afirma que evitar acidentes do trabalho no setor é uma das principais metas da entidade. ?A empresa tem grande responsabilidade sobre a segurança dos funcionários. É obrigação dela orientá-los e fornecer os equipamentos necessários?, ressalta Salim.

Ele explica que, de acordo com a última pesquisa da Fundação COGE (Funcoge), nas empresas de transmissão, geração e distribuição de energia elétrica ? num universo de 100 mil profissionais ? foram registrados, em 2006, 719 acidentes, sendo 19 fatais. O número é bem superior aos 504 acidentes ocorridos em 1997, ano com o menor registro.

27 de julho ? A data foi escolhida com dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho porque, em 27 de julho de 1972, foram publicadas as portarias 3.237 e 3.237 do Ministério do Trabalho, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizavam o artigo 164 da CLT.

Fonte: Agência Sindical