Jornada de 40 horas leva Força Sindical à Fronteira Oeste
Régis Araújo

A Força Sindical está na estrada para mobilizar pela redução da jornada de trabalho e pelo fim da faixa de fronteira. A agenda iniciou na terça-feira, dia 20, em Quaraí, na Fronteira Oeste do Estado.

O Presidente da Força Sindical/RS, Clàudio Janta, defendeu na Câmara de Vereadores de Quaraí, em Audiência Pública, a PEC que prevê a redução de 44 para 40 horas semanais, sem corte salarial. Janta iniciou seu discurso salientando que o Brasil vive atualmente três grandes crises: de alimentos, de valores e de emprego. ?Estamos procurando formas para diminuir o desemprego. Com a redução das horas, está provado que a produtividade aumenta e possibilita que o trabalhador possa se qualificar e, principalmente, passar mais tempo com a família?, ressalta o presidente da central.

A Força Sindical foi recebida pelo presidente da Câmara, o vereador Mário Augusto Teixeira, que se colocou a favor dos projetos e elogiou a iniciativa e empenho da Força. Clàudio Janta também defendeu o fim da Faixa de Fronteira e a reformulação das leis que permeiam o crescimento dessa faixa territorial e da região. Na ocasião, Janta entregou projeto que cria o Fundo Especial para o desenvolvimento da Faixa de Fronteira.

Na quarta-feira, dia 21, a Força Sindical seguiu com a agenda e partiu para o município de Alegrete, onde participou de audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade. Janta foi recepcionado pelo vereador Celeni de Oliveira Viana.

O roteiro segue até sexta-feira, dia 23, e visita ainda, as cidades de Uruguaiana e Barra do Quaraí.