INSS passa a ser mais ágil para aposentadorias
Régis Araújo

A partir de hoje, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão aptas a conceder, em trinta minutos, aposentadorias por idade aos trabalhadores urbanos, com reconhecimento automático de direitos. Quem garante é o próprio INSS, com base na nova lei que autorizou o instituto a ampliar a base de dados certificados do Cadastro Nacional de Informações Sociais.

A partir de hoje, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão aptas a conceder, em trinta minutos, aposentadorias por idade aos trabalhadores urbanos, com reconhecimento automático de direitos.

Quem garante é o próprio INSS, com base na nova lei que autorizou o instituto a ampliar a base de dados certificados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), eliminando a obrigação legal de exigir comprovantes dos trabalhadores. O novo atendimento estava dependendo apenas de instrução normativa do INSS, sobre o CNIS, que foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

De acordo com instrução normativa caso as informações do filiado à Previdência não coincidam com os dados do CNIS, o segurado será obrigado a apresentar documentação. A instrução define ainda que independente do requerimento de benefício, o segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação de informações constantes no CNIS.

Os interessados poderão acessar os seus dados cadastrais pela internet, mediante o número de inscrição do trabalhador e senha, ou nas agências da Previdência Social. De acordo com a assessoria do INSS, 2.016 segurados em todo o País já estão agendados para hoje, para solicitar aposentadoria.

Fonte: Zerohora.com

Voltar pro topo