Força participa de Seminário sobre novas políticas de migração laboral
Régis Araújo

O presidente do Sindec e Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, participou do seminário ?Diálogo Tripartite sobre políticas públicas de migração para o trabalho?, realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com a OIT.

O presidente do Sindec e Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, participou do seminário ?Diálogo Tripartite sobre políticas públicas de migração para o trabalho?, realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com a OIT, nos dias 25 a 28 de agosto, em Itapecerica da Serra, São Paulo.

Dentre os temas levantados estão a necessidade de mudança e a unificação de leis, normas e Convenções Internacionais vigentes, diante do constante fluxo de trabalhadores entre os países e hemisférios, gerados pelo fenômeno da globalização.

O apoio aos trabalhadores brasileiros emigrantes no exterior também foi debatido, discutindo-se a iniciativa de criação e ampliação de ?Casas do Trabalhador Brasileiro no exterior?. As casas darão suporte aos brasileiros que se encontram no exterior por meio da prestação de serviços de informação, apuração de conflitos trabalhistas, parcerias com sindicatos locais, cursos de idiomas e inclusão digital.

Segundo o presidente do Sindec, é necessário que se avance na legislação de proteção dos trabalhadores migrantes, para que seja evitado o trabalho forçado e para que haja uma atuação eficaz dos órgãos de fiscalização.

Durante o evento, o presidente do Sindec esteve na companhia do assessor e advogado do Sindicato das Costureiras de São Paulo, Elias Ferreira.