Emprego formal atinge 14 milhões de vagas
Monise Rezende

RAIS.

A geração de empregos formais no governo Lula, entre janeiro de 2003 a junho de 2010, atingiu a marca de 14 milhões de postos. No período, o rendimento médio dos trabalhadores apresentou crescimento real de cerca de 18,25%. Os dados foram apresentados pelo ministro Carlos Lupi (Trabalho), dia 5 de agosto, durante a divulgação dos números da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2009.

No ano passado, foram gerados 1,766 milhão de novos empregos, alta de 4,48% em relação a 2008. Desde total, 1,423 milhão são vagas com Carteira assinada e 343,1 mil são servidores públicos. Com a soma dos 12,5 milhões de empregos gerados entre 2003 e 2009 – de acordo com a Rais, mais os 1,47 milhão de postos celetistas (Caged) abertos no primeiro semestre deste ano, chegamos a 13,9 milhões de vagas formais entre 2003 e 2010.

O Brasil também atingiu a marca histórica de 42,6 milhões de trabalhadores com emprego formal, somando-se os 41,2 milhões contabilizados na Rais 2009 aos 1,4 milhão de novos postos de trabalho registrados este ano pelo Caged. “Com absoluta segurança chegaremos a 15 milhões de empregos formais gerados no governo Lula até o fim do ano, como prevejo há algum tempo”, avaliou Carlos Lupi.

Fonte: Repórter Sindical